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5 dicas para ganhar competitividade no mercado

Atualizado em 31/05/2021
Por Pedro Mendonça

5 dicas para ganhar competitividade no mercado

Atualizado em 31/05/2021
Por Pedro Mendonça
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Com a crise financeira que assola o Brasil, é fundamental que as empresas busquem, a todo momento, ganhar competitividade no mercado para poderem aspirar o crescimento e a expansão do seu negócio.

É sabido que os momentos de dificuldade impõem severas dificuldades aos empresários, mas são nessas situações que as possibilidades de superação, controle e inovação são mais presentes.

Dito isso, é notório que decisores e gestores estão dedicados a implementar rotinas e processos que podem e devem garantir o ganho de competitividade no mercado, alavancando a geração de receitas e minimizando custos e prejuízos.

No artigo a seguir, você aprenderá 5 dicas para ganhar competitividade no mercado, que podem ser aplicadas em qualquer empresa, de qualquer porte e de qualquer segmento. Então sim, essas dicas serão uteis para você e seu negócio! 

Estabelecer processos

Independentemente do tamanho da sua empresa, da quantidade do quadro de funcionários e do fluxo de caixa mensal e anual, você precisa estabelecer processos bem definidos e alinhados.

É preciso ficar bastante claro: quem faz o que, em qual prazo e como. Pode não parecer, mas quando os processos estão bem alinhados entre toda a equipe, a empresa minimiza as falhas, o que garante uma redução significativa nos prejuízos desnecessários.

Além de reduzir custos, o estabelecimento de processos coesos e pertinentes garante o ganho de tempo, o que é um bem precioso nos dias atuais.

Estratégias de Marketing

Nenhuma empresa consegue sobreviver intensa e atuante no mercado se não tiver uma estratégia de marketing bem alinhada ao seu público alvo, tanto para criar relacionamento com os clientes, como para captar novas possibilidades de negócio.

O marketing digital é uma ferramenta poderosa atualmente, com o mercado cada vez mais conectado e digital, entretanto, você precisa conhecer o perfil do seu cliente e traçar uma persona muito bem definida, afim de atacar no ambiente certo.

Leia mais sobre marketing digital com o especialista, aqui no nosso site.

Para ganhar competitividade no mercado, é preciso investir no posicionamento correto do marketing e na sua relação com o setor comercial, alinhando as expectativas aos objetivos concretos, estruturando ações de médio e longo prazo.

E lembre-se: o marketing precisa vender, além de produtos e serviços, ideias e conexão. 

Inovação

Como foi dito no começo deste artigo, em momentos de crise as empresas precisam se reinventarem para passarem por este tipo de período aspirando crescimento, e esse processo para necessariamente pela inovação.

Em resumo: inovação é fundamental para o ganho de competitividade no mercado e para superação de qualquer crise!

Agora, você sabe que inovação não é necessariamente inovação tecnológica, certo? 

Você pode e deve inovar nas abordagens operacionais, no uso de recursos, na metodologia produtiva, nas relações interpessoais, na adequação da empresa ao que solicita o mercado, na análise de índices de desemprenho e performance, nos processos e procedimentos. É preciso inovar!

Tenha um Planejamento Estratégico

O ganho de competitividade de qualquer empresa passa necessariamente pela elaboração de um planejamento estratégico assertivo e alinhado com as possibilidades e desafios que o momento e o mercado apresentam.

Sem a percepção clara e objetiva de onde se está e de onde quer chegar é impossível traçar o melhor caminho.

Os gestores e decisores precisam ter uma visão ampla, clara e cristalina dos números internos e das previsões do mercado, para saber como posicionar seu negócio.

Um planejamento estratégico é uma ação que envolve todos os ramos da empresa, pois precisa de processos, pessoas, expectativas e ação. 

Tenha um planejamento estratégico assertivo e realista com seu negócio, e tenha em mente que reposições de rota não são erros, pelo contrário! 

As avaliações rotineiras de desempenho e andamento irão dar elementos suficientes para saber se o certo é continuar com o planejamento inicial ou se será preciso acertar e realinhar a rota.

Tenha um Sistema de Controle Comercial e Industrial 

Contar com um sistema de controle comercial e industrial com certeza é a principal dica para qualquer empresa ganhar competitividade no mercado.

Um sistema de controle comercial e industrial, além de concentrar todas as informações do seu negócio, automatiza os processos e facilita as tomadas de decisão do dia a dia.

O Know How – Sistema de Controle Comercial e Industrial da Principal Software, facilita e agiliza a execução do controle de estoque, financeiro, industrial e faturamento da sua empresa, reduzindo o trabalho da equipe e aumentando a produtividade de todos.

Nosso sistema é totalmente customizável, ou seja, podemos adequar os controles de acordo com a sua necessidade em particular, garantindo o controle total e específico do seu negócio, te colocando á frente da concorrência, com dados precisos e em tempo real.

O Know How é o sistema de controle comercial e industrial completo que irá satisfazer todas as suas necessidades e superar as expectativas em qualidade de informação e facilidade de uso.

Quer saber mais?

Entre em contato com a gente, teremos o prazer de conversar com você e ouvir suas necessidades!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

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