6 dicas para ganhar produtividade na confecção

Atualizado em 19/08/2021
Por Pedro Mendonça

6 dicas para ganhar produtividade na confecção

Atualizado em 19/08/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O faturamento de qualquer indústria está decisivamente relacionado com a sua produtividade. E você saber o que isso significa? A produtividade afeta desde as despesas até o lucro da sua empresa.

Quando sua indústria conseguir aumentar a produtividade na confecção, despesas adicionais não são criadas e o a lucratividade tende a ser muito maior. 

Portanto, é possível afiançar que o ganho de produtividade é essencial para a viabilidade, tanto econômica como comercial do negócio.

O ganho de produtividade se torna ainda mais importante neste momento de retomada de crescimento do setor têxtil no país.

Porém, quando o mercado começa a aquecer, a concorrência tende a aumentar, fazendo com que sua empresa precisa se destacar e otimizar processos, buscando eficiência, performance e aumento de produtividade.

Para te ajudar a escalar seus ganhos aumentando a produtividade da sua confecção, nos da Principal Software, através de nossa equipe de especialistas, elaboramos esse manual com 6 dicas para ganhar produtividade na confecção!

1 – Planejamento

Ter um planejamento estruturado é muito importante para melhorar a produtividade de uma indústria de confecção. Um planejamento estratégico é o primeiro passo para o sucesso de qualquer negócio, principalmente de uma produção.

A ausência de um planejamento resulta em desorganização, e essa desorganização leva a empresa a registrar quedas na produção. Quedas na produção indicam prejuízo imediato e perca de performance no mercado a curto e médio prazo.

O planejamento funciona para alavancar sua produtividade e ao mesmo tempo evitar desarranjos, retrabalho e falhas operacionais. Para isso, é importante que toda a operação esteja bem desenhada e alinhada, desde a compra da matéria-prima até a venda final.

O planejamento permite ainda que os recursos financeiros da sua confecção sejam mais bem investidos, uma vez que o planejamento permite prever com mais precisão a movimentação de caixa.

Por essa razão, você decisor, precisa deixar bastante claro para sua equipe que seguir o planejamento é essencial para o ganho de produtividade da sua confecção.

2 – Treinamentos rotineiros

Investir em treinamentos e capacitações são estratégias que acertam em dois pontos: valorização dos funcionários e melhoria na produtividade e performance da confecção.

Treinamentos e capacitações frequentes e periódicas, além de promover o conhecimento e as trocas de experiências, preparam os funcionários para atuarem de forma mais resolutiva em situações adversas e não convencionais.

De maneira geral, quando os conteúdos dos treinamentos e capacitações são colocados em prática nas rotinas da produção, a empresa tende a ter um ganho no ritmo das tarefas, aumentando consideravelmente a sua produtividade. 

Leia: PCP – Planejamento e Controle da Produção: tudo que você precisa saber!

3 – Comunicação objetiva

Quem vive as rotinas de uma produção, mais especificamente do ramo de confecções, sabe que os ruídos de comunicação podem atrapalhar muito a produtividade da empresa.

Por esse motivo, investir numa comunicação clara e objetiva auxiliará a reduzir esses desencontros entre os colaboradores, seja em reuniões, avisos, fichas técnicas, pedido de produção, apresentações e etc.

É muito importante que a comunicação seja padronizada com o objetivo de fazer com que os termos técnicos, prazos, metas e responsabilidades sejam bem alinhados e definidos.

Executar esse ajuste objetivo na comunicação garantirá um aumento na produtividade do negócio.

4 – Processos internos

Padronizar os processos internos da sua confecção diminuirá drasticamente as chances de erros e falhas, retrabalho e atraso na entrega das peças.

Para o estabelecimento da padronização dos processos internos será preciso que você faça um mapeamento e elenque quais desses processos devem ser padronizados, indicando os recursos a serem empregados na operação, os responsáveis e o prazo.

Quando o mapeamento inicial estiver pronto, você terá em mãos um material que possibilitará identificar com precisão quais processos que tomam mais tempo dos colaboradores e elaborar modos de otimiza-los

Leia: 5 dicas para ganhar competitividade no mercado

5 – Gestão de estoque

A gestão de estoque eficiente é um dos elementos mais importantes para o sucesso e competitividade da sua confecção no mercado.

Uma parcela significativa dos investimentos da empresa está diretamente alocada no estoque, seja em material, maquinário, logística e pessoal.

Por esse motivo é muito importante mensurar e registrar no inventário, com precisão, todas as informações relevantes ao estoque, por exemplo: tecidos disponíveis. Identificar a data de chegada, metragem, cores, estampas, cortes, e etc.

Utilizar um software de gestão empresarial que integre o controle de estoque é uma excelente opção, por otimizar e dinamizar o controle e ainda reduzir custos.

Baixe gratuitamente nosso ebook: 10 dicas de como reduzir custos na sua empresa

6 – Conte com a melhor solução em Software de Gestão do mercado, o Know How

Com certeza contar com o Software de Gestão Empresarial da Principal Software será o melhor investimento que você fará na sua confecção com o objetivo de reduzir custos e ganhar produtividade

Com o Know How – Software de Gestão Empresarial da Principal Software, você terá as informações necessárias com menos de 3 cliques, além de todos os controles integrados.

Com um portfólio de mais de 700 empresas atendidas, foi observado um ganho considerável em produtividade quando nosso software começou a ser utilizado, principalmente nas indústrias

A Principal Software é referencia em softwares de gestão com foco no controle industrial, o que fará com que sua confecção ganhe competitividade, com as informações gerenciais mais bem alinhadas e definidas.

Entre em contato conosco pelo botão do WhatsApp!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 6 dicas para ganhar produtividade na confecção.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento