7 dicas para controlar seu estoque

7 dicas para controlar melhor seu estoque!

Atualizado em 27/05/2021
Por Pedro Mendonça

7 dicas para controlar melhor seu estoque!

Atualizado em 27/05/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O controle assertivo e eficiente do estoque é fundamental para garantir a lucratividade do negócio. Os decisores já entenderam a importância de ter um estoque bem gerenciado e plenamente controlado. Com o mercado cada vez mais concorrido e competitivo, qualquer desperdício é sinônimo de prejuízo.

Para auxiliar a sua gestão de estoque, a Principal Software, empresa fornecedora de sistemas de gestão e controle atuante a mais de 25 anos no mercado nacional, separou 7 dicas para controlar melhor seu estoque!

Faça e atualize seu Inventário

É impossível que você tenha um controle assertivo e eficiente do seu estoque sem que tenha as informações necessárias sobre ele, correto?

Por esse motivo, contabilizar a quantidade de cada item em estoque e conhecer precisamente o valor que foi investido nesses produtos é essencial na sua rotina gerencial.

Lembre-se: é importante determinar uma periodicidade para realizar a atualização do inventário. Criando esse parâmetro, você terá a confirmação em dados dos seus números, permitindo fazer previsões mais reais.

Durante a elaboração do inventário, não esqueça de comparar os valores contados com os registros de entrada e saída, seja via relatórios de compra e venda ou notas fiscais eletrônicas.

O Auditor Online do Estoque, sistema de controle e auditoria do estoque da Principal Software, acelera esse processo, uma vez que permite a contagem da mercadoria via smartphone e ainda atualiza automaticamente seu estoque através dos arquivos XML de entrada e saída.

Tenha bons Fornecedores

Os fornecedores são peça chave no processo de gestão de estoque. Imagine a situação de um fornecedor que sempre atrasa as entregas, não tem pontualidade e ainda envia as mercadorias erradas? Um fornecedor desse atrapalha muito sua rotina e organização.

Contar com fornecedores confiáveis e profissionais garante ao seu negócio a certeza da entrega correta e no prazo previamente determinado.

Fornecedores compromissados com seus clientes entendem as necessidades repentinas do mercado, podendo ainda “te salvar” em momentos que sua empresa precise de uma reposição urgente.

Construa um bom relacionamento com seus fornecedores, afim de melhorar sempre as entregas e negociações de preço. 

Precisa escolher um bom fornecedor e não sabe muito bem como? A gente te ajuda! Leia aqui como e por que escolher o melhor fornecedor

Estabelecer e alinhar Processos

A gestão assertiva e eficiente do estoque precisa funcionar como qualquer outra rotina da sua empresa, ou seja, ela também precisa de processos bem elaborados e alinhados. 

O estabelecimento de processos garante a minimização de erros, falhas e custos, além de maximizar os ganhos de tempo e operação.

É preciso que a equipe esteja totalmente inteirada dos processos, desde a entrada do produto no estoque até o pós-venda, definindo com clareza: responsabilidades e prazos.

A título de análise, é importante que você estabeleça também um cronograma de avaliação para validar se os processos estão sendo bem executados e apurar se os resultados obtidos estão em acordo com o previsto. 

Tenha previsões de Demanda

A capacidade de prever é um recurso importantíssimo para o gestor. Dito isso, para estabelecer uma gestão de estoque mais sofisticada e qualificada a capacidade de prever demandas é fundamental.

Faça uma análise periódica das demandas e crie padrões de consumo dos seus clientes: com esses dados em mãos, você terá informações mais confiáveis e fidedignas a realidade das suas vendas, evitando ficar com muito estoque parado ou desabastecido.  

Mantenha o estoque Organizado

Manter a área do seu estoque devidamente organizada facilitará muito sua rotina de controle. Mantenha o espaço limpo e certifique-se sempre que os produtos estarão sempre armazenados e condicionados nos devidos lugares.

Controle, através de processos, o fluxo de pessoas no estoque. Não é aconselhável, por uma série de fatores, que todos os funcionários da empresa tenham livre acesso ao estoque, por exemplo.

A limpeza e conservação do estoque pressupõe higiene, organização, ajuste de temperatura e umidade.

Muitas empresas registram prejuízos severos por não manterem o estoque organizado.

Faça promoções de Estoques em Excesso

Excesso de estoque sinaliza um apontamento determinante para os decisores: a previsibilidade falhou.

Todos sabem que estoque em excesso, portanto parado, significa prejuízo. Produtos estocados por muito tempo se desvalorizam, perdendo valor de mercado e, consequentemente, de comercialização.

Para se livrar desse estoque em excesso, a recomendação é efetuar grandes promoções, afim de oxigenar novamente o caixa – transformando o excesso de estoque em dinheiro, e assim, renovar o estoque com mais assertividade.

Tenha um Sistema de Gestão e Auditoria de Estoque

Com certeza, contar com um sistema de gestão e auditoria de estoque é o grande passo para transformar o seu estoque numa ferramenta poderosa de lucratividade.

O Auditor Online do Estoque é o sistema de gestão e auditoria de estoque da Principal Software, empresa especializada na elaboração de soluções em softwares de controle, para a otimização máxima da gestão do seu estoque.

O Auditor Online do Estoque tem inúmeros diferenciais para a sua gestão, como por exemplo:

  • Reduz os custos e prejuízos existentes por conta da falta ou excesso de estoques;
  • Você não precisa acessar o seu banco de dados. O Auditor Online do Estoque lê parte dos dados necessários diretamente dos arquivos XML;
  • Contagem física do estoque feita pelo seu smartphone;
  • Fornecimento de 9 indicadores de performance do seu estoque;
  • Apresenta de forma rápida as discrepâncias entre estoque real e o estoque fiscal;
  • Dentre outras vantagens!

Auditor Online do Estoque ajudará na gestão eficiente do estoque, reduzindo os investimentos e maximizando os resultados econômicos. 

Quer saber mais? 

Nos mande uma mensagem!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: 7 dicas para controlar melhor seu estoque!.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento