Como e por que escolher o melhor fornecedor

Como e por que escolher o melhor fornecedor?

Atualizado em 30/04/2021
Por Pedro Mendonça

Como e por que escolher o melhor fornecedor?

Atualizado em 30/04/2021
Por Pedro Mendonça
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Os decisores e empreendedores brasileiros já entenderam que é impossível crescer no mundo dos negócios de maneira isolada, ou seja, sem parcerias ao longo da trajetória. 

Agora, você precisa ter em mente que: parcerias de sucesso são frutos de um planejamento estratégico bem elaborado.

Perceba: sem um bom fornecedor, a rentabilidade do seu negócio será comprometida. E, assim, você perde competitividade no mercado. Perder competitividade é sinônimo de perda de clientes e redução nas vendas. Evite esse ciclo.

Deixe de encarar os seus fornecedores como simples vendedores, e passe a encará-los como pontes para o sucesso.

Nesse artigo você encontrará as informações necessárias para fechar parcerias de sucesso a alavancar seu crescimento!

Você sabe exatamente o que procura?

Parece uma pergunta banal, mas não é

Saber com precisão qual a sua necessidade com um fornecedor é o elemento base para validar sua procura. Lembre-se que todos os parâmetros devem estar alinhados com o planejamento estratégico

Você precisa ter os seguintes parâmetros perfeitamente definidos: 

  • Produto;
  • Matéria-prima;
  • Quantidade;
  • Prazo de entrega;
  • Armazenagem;
  • Logística.

Saiba precisamente o que procura com base em 3 fatores: suas necessidades; suas demandas e o mercado local (seu escopo de atuação).

O que levar em consideração para escolher o melhor fornecedor?

Esse é um ponto central para sua empresa: qual fornecedor escolher? 

Com base no seu planejamento estratégico, você precisará fazer uma pesquisa de mercado entre as empresas que fornecem os produtos que você precisa, levando em consideração os seguintes aspectos:

  • Qualidade do produto;
  • Tempo de atuação no mercado;
  • Avaliações de clientes;
  • Pós-venda;
  • Preço;
  • Prazos;
  • Confiança;

Priorize a Qualidade

A qualidade do produto será um diferencial para sua opção. Quem já experimentou um produto de baixa qualidade, dificilmente irá tornar-se um cliente fixo.

Experimentar um produto de qualidade questionável, pode manchar a sua marca, o que será um péssimo marketing.

Conheça bem o material que está comprando, avalie a qualidade e procure as referências desse produto no mercado. 

Evite produtos de má qualidade.

Tempo de Atuação no Mercado

Tempo de atuação no mercado não é sinônimo de qualidade, mas costuma ser um bom indicador.

Entretanto, empresas já consolidadas no mercado tem mais experiência em controle de crises, atenção ao cliente e qualidade dos produtos.

Avalie o tempo de atuação do fornecedor no mercado. 

Avaliação dos Clientes

Fazer uma pesquisa de avaliação dos clientes de determinado fornecedor, pode ser o diferencial para a sua tomada de decisão. 

A internet tem recursos de sobra para te auxiliar neste processo.

Existem muitas reclamações? Se, sim de quais naturezas? São fundamentadas? – Parta para o próximo.

Existem muitos elogios? Outras organizações estão recomendando esse fornecedor? – Um excelente sinal.

Pós-venda

É importante que o fornecedor ofereça um excelente serviço de pós-venda – suporte, rápido e objetivo para atender possíveis necessidades, dúvidas ou ajustes técnicos

Esse é um fator que também deve ser pesquisado quando for analisar a avaliação dos clientes. 

Preço

Durante o processo de decisão entre qual fornecedor optar, é preciso que você faça uma comparação dos preços de cada fornecedor e o quanto de valor ele atribui nessa precificação.

Compare esses valores com a média do mercado.

Lembre-se: o melhor fornecedor não é o que pratica um preço maior ou menor, mas o com melhor custo-benefício para suas necessidades.

Prazos

Os prazos de entrega são parâmetros importantes para sua tomada de decisão, pois o tempo de entrega deve ser muito bem calculado de acordo com sua demanda.

Optar por um fornecedor que tenha todos os produtos em um único lugar pode ser uma vantagem. 

É importante que você pesquisa a agilidade de entrega e a qualidade do recebimento.

Confiança

É importante que você conheça o seu fornecedor: reputação; histórico; capacidade de gerir crises; saúde financeira e etc.

Ter esse tipo de respaldo diminuirá consideravelmente o risco de erros estratégicos no fechamento de contratos de fornecimento.

Escolha seu Fornecedor!

Agora, depois de apresentado a todos esses elementos e parâmetros, você está apto a selecionar com bastante critério e clareza, quais fornecedores fazer negócio, com objetivo de ganhar competitividade.

Melhorar os processos e escolher bons fornecedores, fará com que sua empresa reduza custos, proporcione qualidade e tenha preços mais atrativos – vender mais!

O nosso Sistema de Controle Comercial e Industrial (LINKAR: https://principalx.com.br/solucoes/know-how/), garante a precisão das informações dos seus pedidos, de todos os fornecedores, facilitando sua gestão e o controle de dados.

Quer saber mais? Nos envie uma mensagem!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

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