Como inovar na empresa 3 tipos de inovações essenciais

Como inovar na empresa: 4 tipos de inovações essenciais

Atualizado em 15/09/2021
Por Pedro Mendonça

Como inovar na empresa: 4 tipos de inovações essenciais

Atualizado em 15/09/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Elaborar novas ideias, trabalhar em sua execução e implementação, e ver o negócio crescer com sucesso é papel da inovação.

Transformar o que já existe em algo melhor, mais aprimorado, sofisticado, arrojado. 

Existem vários tipos de inovações, e eles estão cada vez mais presentes no cotidiano e no planejamento gerencial das empresas. Aqui nesse material você encontra os 4 tipos de inovações essenciais para as empresas!

Apresentar novas ideias é o suficiente?

Antes de te apresentar os 4 tipos de inovações essenciais para as empresas, é importante a gente esclarecer o que é uma inovação.

O mercado, cada vez mais acirrado e competitivo, definitivamente não é lugar para amadores.

E o que isso significa?

Bom, isso significa que as empresas que não conseguirem inovar em seus produtos e serviços, em sua comunicação e em seus processos gerenciais, dificilmente registrará o crescimento tão buscado pelos gestores.

Por esse motivo, apenas elaborar e apresentar boas ideias não é suficiente. O ponto chave é conseguir fazer com que as boas ideias sejam muito bem sucedidas e aceitas pelo seu público alvo.

1. Inovações em Produtos e Serviços

É certo que buscar por implementar melhorias e ganhar performance na qualidade do produto vendido ou do serviço prestado é um tipo essencial de inovação para registrar sucesso.

Quando se vende um produto, por exemplo, é imprescindível que, além de inovador, ele seja fácil de usar e resolva um problema.

Um exemplo muito interessante para pensarmos essa dinâmica, é o mercado de tecnologia aplicado aos equipamentos eletrônicos.

Os novos celulares, por exemplo, são tecnologias pensadas não somente no layout moderno, que facilita a pega e manuseio, mas principalmente é elaborado para as possibilidades de atualização rotineira do sistema ou software que se utilizam.

Isso significa, além da importância estética, o compromisso em entregar ao usuário final a melhor experiência em performance.

Leia aqui as 5 dicas para aumentar a produtividade do empreendedor!

2. Inovações em sua Comunicação

Um tipo de inovação muito importante para as empresas é saber comercializar sua marca, seu produto e serviço.

O foco no crescimento das vendas deve ser constante para o desenvolvimento do negócio, e para tal, saber como posicionar sua marca no mercado será um diferencial na hora de atrair e conquistar novos clientes.

Como inovar em um mundo onde quase tudo já foi pensado? Essa é a chave! 

Apostar em ferramentas mais modernas, sem deixar de lado os métodos tradicionais, com o foco de acertar precisamente a comunicação com o público alvo será um grande diferencial na comunicação da sua empresa

3. Inovações na Cultura da Empresa

A terceira dica de inovação é na cultura empresarial do seu negócio. Transformar sua equipe de colaboradores em parceiros nos processos de melhorias estratégicas é uma inovação que pode registrar ganhos expressivos.

Quando a cultura da organização é atenta a melhoria nos processos, é possível detectar as falhas, fortalecendo as áreas mais frágeis e, consequentemente, garantindo uma empresa mais produtiva. 

Alguns pontos podem ser destacados como essenciais quando se fala em inovação na cultura da empresa, e são eles:

  • Criatividade: permitir que os colaboradores participem ativamente dos processos de mudanças e melhorias, contribuindo com ideias e opiniões;
  • Geração de valor: a melhor maneira de ter um time engajado com o sucesso da empresa, é fazer com que se sintam parte do processo, e também das vitórias;
  • Vanguarda: estar sempre atento as mudanças no mercado será um diferencial para manter sua empresa com as operações e rotinas mais atualizadas de acordo com seu nicho de atuação;

A inovação na cultura da empresa é largamente aplicada em várias empresas mundo a fora. As organizações que conseguem conciliar os objetivos comerciais e gerenciais com as demandas e opiniões da equipe, costumam registrar resultados satisfatórios.

4. Inovações nos Processos

Inovar em seus processos internos é um dos elementos mais importantes para atualizar os sues procedimentos e rotinas, a fim de registrar maior produtividade e performance.

Não revisitar e muito menos atualizar seus processos pode ser o maior obstáculo ao seu crescimento.

É possível fazer um mapeamento dos seus processos e, a partir de indicadores de desempenho e da percepção da sua equipe, aperfeiçoar o que já funciona, introduzir o que for preciso e retirar o que pode ser descartado.

Para te ajudar nesse objetivo, contar com um Software de Gestão Empresarial será um diferencial decisivo.  O Know How – Software de Gestão Empresarial da Principal Software garantirá a sua empresa a dinamicidade que o mercado exige, acessando com 3 cliques as informações gerenciais que precisa! 

Com ele, você concentra todas as informações da sua empresa: financeiro, faturamento (NFe; NFCe; NFSe), estoque, administrativo e produção. Essa integração permite a você, gestor, ter um olhar mais completo e estratégico para o seu negócio, facilitando muito a tarefa de inovar.

Hora de inovar!

Para que os processos da sua empresa sejam revistos e inovados, é preciso que você leve em consideração os dois primeiros itens deste artigo, pois eles são primordiais nessa construção.

Por fim, existem alguns pontos que serão cruciais você, como gestor, se atentar:

  • Investir na melhoria e atualização do seu produto e/ou serviço;
  • Atentar-se as expectativas dos seus clientes;
  • Atentar-se aos movimentos e estratégias do mercado no seu segmento;
  • Amparar-se em cases de sucesso e exemplos de boas práticas;

Ao se deparar com uma boa ideia: invista!

Ao se deparar com ideias ruins, reflita: é possível melhora-la? Se sim, como?

Dessa maneira, você estará no caminho certo para manter sua empresa sempre atualizada e competitiva, o que é de extrema importância para a sobrevivência de qualquer negócio. Lembre-se: é preciso inovar!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Como inovar na empresa: 4 tipos de inovações essenciais.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento