As datas comerciais de final de ano são muito importantes para o mercado, uma vez que movimentam muitas transações, tanto entre consumidores finais e empresas, como entre empresas.
Nesse sentido, é imprescindível que você e sua empresa tenham um planejamento muito bem definido e alinhado quanto as estratégias de vendas para as datas comerciais de fim de ano, como Black Friday, Natal e etc.
Um dos grandes erros comerciais de pequenas e médias empresas é deixar para se atentar as estratégias específicas de venda em datas comerciais muito em cima da hora, o que pode comprometer a eficácia da estratégia, fazendo com que as vendas sejam menores que o esperado.
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Datas comemorativas e como planejar vendas
Agora, eu vou te ajudar a se organizar melhor para as datas comerciais de fim de ano: vamos traçar suas principais estratégias de venda?
Claro que o seu planejamento deve ser completamente afinado a realidade do seu negócio, mas de forma geral, existem alguns pontos comuns que podem servir de base para seu planejamento.
Para iniciar seu planejamento prévio, precisará responder a 4 perguntas simples. São elas:
- Qual é o evento?
- Quais os produtos/serviços foco da ação;
- Quanto pode investir em divulgação?
- Como e onde divulgar?
Vou dar um exemplo:
1.Qual o evento?
Resposta: Dia dos Pais.
2.Quais os produtos/serviços foco da ação?
Resposta: Uma linha de camisas de malha específicas com uma estampa personalizável, para criar a sensação no consumido de presentear seu pai com algo único. Essa é uma aposta que pode agregar valor.
3. Quanto pode investir em divulgação?
Resposta: Posso e pretendo investir o total de R$250,00.
4. Como divulgar?
Resposta: Vou divulgar uma quantidade N de postagens e stories via botão Promover na rede social Instagram, com o objetivo de atingir o público segmentado de 18 a 40 anos, da cidade X.
Ao fazer esse simples exercício de planejamento prévio das ações para as vendas em datas comerciais, você conseguirá visualizar com maior clareza os próximos passos a serem executados.
Outro ponto importante, é que você não será pego de surpresa com uma demanda orçamentária urgente e alta. Os gastos com propaganda já pensados e estipulados, farão com que você consiga se programar sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
Próximas datas comerciais importantes
- Dia das Crianças – 12 de Outubro
- Black Friday – 26 de Novembro
- Natal – 25 de Dezembro
Onde divulgar?
Para responder a essa questão, você precisa conhecer o seu público alvo.
Se seu público estiver na rádio, ainda é uma boa aposta, ainda que mais cara.
Investir em propagandas através de mídias digitais, você tem mais autonomia com um custo menor e maior abrangência.
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Para vender, é preciso investir: tanto em material humano, como em propagandas – em diversas plataformas.
Para que você possa investir em vendas e propaganda, sem precisar desonerar o caixa da empresa, é preciso saúde financeira.
A curto prazo, será necessário reduzir custos no seu negócio.
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