Como se organizar para vender nas datas comercias de fim de ano?

Atualizado em 07/10/2021
Por Pedro Mendonça

Como se organizar para vender nas datas comercias de fim de ano?

Atualizado em 07/10/2021
Por Pedro Mendonça
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As datas comerciais de final de ano são muito importantes para o mercado, uma vez que movimentam muitas transações, tanto entre consumidores finais e empresas, como entre empresas.

Nesse sentido, é imprescindível que você e sua empresa tenham um planejamento muito bem definido e alinhado quanto as estratégias de vendas para as datas comerciais de fim de ano, como Black Friday, Natal e etc. 

Um dos grandes erros comerciais de pequenas e médias empresas é deixar para se atentar as estratégias específicas de venda em datas comerciais muito em cima da hora, o que pode comprometer a eficácia da estratégia, fazendo com que as vendas sejam menores que o esperado.

Leia também: Auditoria: o que é e pra que serve?

Datas comemorativas e como planejar vendas

Agora, eu vou te ajudar a se organizar melhor para as datas comerciais de fim de ano: vamos traçar suas principais estratégias de venda?

Claro que o seu planejamento deve ser completamente afinado a realidade do seu negócio, mas de forma geral, existem alguns pontos comuns que podem servir de base para seu planejamento.

Para iniciar seu planejamento prévio, precisará responder a 3 perguntas simples. São elas:

  1. Qual é o evento?
  2. Quais os produtos/serviços foco da ação;
  3. Quanto pode investir em divulgação?
  4. Como e onde divulgar?

Vou dar um exemplo:

1.Qual o evento?

Resposta: Dia dos Pais.

2.Quais os produtos/serviços foco da ação?

Resposta: Uma linha de camisas de malha específicas com uma estampa personalizável, para criar a sensação no consumido de presentear seu pai com algo único. Essa é uma aposta que pode agregar valor.

3. Quanto pode investir em divulgação?

Resposta: Posso e pretendo investir o total de R$250,00.

4. Como divulgar?

Resposta: Vou divulgar uma quantidade N de postagens e stories via botão Promover na rede social Instagram, com o objetivo de atingir o público segmentado de 18 a 40 anos, da cidade X.

Ao fazer esse simples exercício de planejamento prévio das ações para as vendas em datas comerciais, você conseguirá visualizar com maior clareza os próximos passos a serem executados. 

Outro ponto importante, é que você não será pego de surpresa com uma demanda orçamentária urgente e alta. Os gastos com propaganda já pensados e estipulados, farão com que você consiga se programar sem prejudicar a saúde financeira do negócio.

Próximas datas comerciais importantes

  1. Dia das Crianças – 12 de Outubro
  2. Black Friday – 26 de Novembro
  3. Natal – 25 de Dezembro

Onde divulgar?

Para responder a essa questão, você precisa conhecer o seu público alvo.

Se seu público estiver na rádio, ainda é uma boa aposta, ainda que mais cara.

Investir em propagandas através de mídias digitais, você tem mais autonomia com um custo menor e maior abrangência.

Redução de Custos e vendas!

Já parou para pensar na importância do financiamento sólido para que as suas vendas performem com maior eficiência? 

Para vender, é preciso investir: tanto em material humano, como em propagandas – em diversas plataformas. 

Para que você possa investir em vendas e propaganda, sem precisar desonerar o caixa da empresa, é preciso saúde financeira.

A curto prazo, será necessário reduzir custos no seu negócio.

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Pedro Mendonça, aqui no Blog.

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