Conheça a Indústria 5.0 e seus benefícios

Atualizado em 11/02/2022
Por Júlia Pimentel

Historicamente, o processo de evolução da indústria é acompanhado de perto pela sociedade. Desde a invenção de máquinas a vapor até a criação de inteligências artificiais, o mundo presenciou todas as modificações que ocorreram em torno das indústrias.

E, atualmente, em meio ao desenvolvimento constante de tecnologias, elas se preparam para uma nova era: a indústria 5.0.

Portanto, mesmo sendo um conceito embrionário, até então, a indústria 5.0 precisa ser compreendida. Para isso, saber suas diferenças para as outras eras industriais, seus pilares e benefícios é essencial.

Dito isso, este blog, além de discutir esses pontos, também citará as principais tecnologias associadas à indústria 5.0 e como a automatização industrial colabora com esse processo!

O que é a indústria 5.0?

A indústria 5.0 corresponde a um processo de estabelecimento de uma melhor relação entre seres humanos e tecnologias

Ou seja, ao passo que o surgimento de novas inteligências artificiais e robôs tendem a causar um estranhamento nas relações com humanos, a indústria 5.0 promove a conversa entre as partes, de forma a impulsionar as operações.

Nesse sentido, pode-se dizer que a indústria 5.0 é uma versão avançada da indústria 4.0. Ou seja, pelo caminhar do nascimento de inovações tecnológicas e suas inserções no mercado, as atualizações das eras industriais devem acompanhar o ritmo da tecnologia.

Como a indústria 4.0 ainda é muito recente, o modelo 5.0 coexiste com sua antecessora. Porém, elas estão presentes de formas diferentes no mercado.

Enquanto a indústria 5.0 é aplicada em grandes corporações precursoras dessa conexão entre pessoas e tecnologias, como a Tesla, a indústria 4.0 está presente em empresas de menores portes.

Nessas empresas, é possível de ainda ser encontrado um processo de automatização de processos e adesão à inteligências artificiais e tecnologias smart.

Portanto, a diferenciação da indústria 5.0 para as demais eras é necessária. Além disso, acompanhar a evolução dessas eras também é interessante para o conhecimento da aplicação delas na prática.

As outras eras industriais

A fim de saber como a evolução industrial se deu, conhecer as eras anteriores à indústria 5.0 é fundamental para isso. Desse modo, confira as outras eras abaixo:

  • Indústria 1.0: 

Com oo início da Revolução Industrial, os teares mecânicos e as máquinas a vapor foram desenvolvidos, marcando a primeira era da indústria, como também a sociedade. 

  • Indústria 2.0:

A partir da invenção da eletricidade, foi possível desenvolver maquinários capazes de produzir novos produtos. Dessa forma, as indústrias conseguiram utilizar essa oportunidade para crescerem no mercado, fomentando o setor industrial.

  • Indústria 3.0:

Nesse momento, a ciência vai ao encontro da indústria. Além disso, por conta da Segunda Guerra Mundial, houve um movimento de inserção de computadores no processo industrial. Por isso, a evolução gerada por esses dois pontos (a ciência e os computadores) marcou a indústria 3.0.

  • Indústria 4.0:

Como já mencionado, a indústria 4.0 consiste, basicamente, na automatização dos processos. Por esse motivo, a fim de atender a constante demanda crescente, tecnologias foram desenvolvidas e utilizadas para que isso fosse possível.

Os pilares da indústria 5.0

A indústria 5.0 conta com algumas características principais que transmitem seu conceito. Então, para que fique claro, confira os 3 principais pilares dessa indústria:

Conexão entre tecnologia e seres humanos

Em oposição ao pensamento de que pessoas e máquinas não podem coexistir harmonicamente no ambiente de trabalho, o estabelecimento dessa conexão representa fortemente a indústria 5.0.

Dessa forma, com as tecnologias avançadas e a subjetividade humana, a indústria 5.0 consegue ir além das eras anteriores por ter a associação dessas partes como seu fator principal.

Entretanto, diferentemente do esperado, o ser humano que terá o papel de destaque nessa era industrial. Portanto, no tópico abaixo, seu papel será melhor explicado.

O papel de destaque do ser humano

O suporte cognitivo oferecido pelas pessoas é fundamental para a indústria 5.0. Mesmo com as inovações tecnológicas, o senso de criatividade e de inovação do ser humano não pode ser substituído.

Nesse sentido, ele tem o papel principal nessa era, pois o suporte cognitivo que o ser humano oferece para as tecnologias torna os processos industriais mais eficientes e eficazes devido à combinação das forças.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente é algo que perdura na sociedade por bastante tempo. Portanto, a indústria 5.0 vem com a proposta de ser mais sustentável, evitando desperdícios e tomando melhores decisões em relação ao impacto no meio ambiente.

Quando se fala sobre stakeholders, as partes interessadas de seu negócio, elas são afetadas pelo comportamento de sua empresa em relação à natureza. Dito isso, a posição que determinado negócio toma em relação ao meio ambiente é crucial para sua relação com os stakeholders.

Dessa forma, com a indústria 5.0 e sua proposta, incorporar a sustentabilidade às ações primordiais de um negócio pode conferir maior responsabilidade social às práticas industriais.

Quais os benefícios da indústria 5.0?

Essa nova era garante grandes benefícios para o novo modelo de indústria. Através dos pilares da indústria 5.0, é possível perceber como a proposta dela procura lidar com fatores existentes nesse modelo de empresa há muito tempo.

Dito isso, os benefícios da indústria 5.0 giram em torno de 3 vertentes: a otimização de custos, a redução de desperdícios e aceleração de processos. Assim, pode-se dizer que esses 3 benefícios estão diretamente relacionados à eficiência da empresa. Confira:

Otimização de custos

Pela colaboração entre pessoas e tecnologias, os processos na indústria 5.0 tornam-se mais eficientes. Dessa forma, essa parceria abre espaço para que os custos sejam otimizados por conta do trabalho em conjunto.

Ou seja, pela utilização dos pontos fortes de cada uma das partes, a indústria consegue otimizar tanto suas operações quanto os custos em sua era 5.0. Dessa forma, a parceria é benéfica para questões cruciais

Redução de desperdícios

Como já dito, o trabalho desenvolvido pelas tecnologias em conjunto com os seres humanos torna os processos mais eficientes. Por esse motivo, o melhor controle da produção reduz as perdas e desperdícios.

Além disso, a redução de desperdício segue o objetivo de aumentar a sustentabilidade das indústrias, visto que a utilização das matérias-primas, em processos de transformação maximizadores de resultados, diminui os erros ao longo das operações e, por conseguinte, os desperdícios.

Isso pode ser alcançado a partir da adequação dos processos das indústrias, na era 5.0, às tecnologias disruptivas e pessoas capacitadas para lidarem com essa nova dinâmica.

Processos mais rápidos

Por fim, a produção industrial contará com processos automatizados, cenário existente desde a indústria 4.0, e guiados pelo ser humano. Com isso, o aumento da produtividade tende a acontecer.

Por esse motivo, a indústria 5.0 é de grande importância para que a otimização da empresa como um todo aconteça. Dentro desse contexto, os pilares e benefícios dela influenciam esse cenário com o suporte cognitivo que as pessoas oferecem às tecnologias.

Principais tecnologias da indústria 5.0

Para que as indústrias se adaptem a essa nova era, elas devem conhecer as tecnologias que irão ter uma forte presença. Para isso, conheça algumas delas abaixo:

  • Biotecnologia
  • Inteligências Artificiais (IA)
  • Robôs colaborativos (cobots)
  • Machine Learning
  • Internet of Things (IOT)

A biotecnologia, por exemplo, é um dos nomes mais conhecidos pela sociedade. Entretanto, outros ainda se tornarão parte do cotidiano, já que podem desempenhar um papel fundamental na era da indústria 5.0.

A automatização industrial

Como você viu, a automatização dos processos é um dos passos para que se alcance a indústria 5.0. Dito isso, ter um software que otimize as operações facilita o dia-a-dia da sua empresa.

Pensando nisso, nossas soluções podem te ajudar! Com nosso software de Gestão Industrial Know How, você consegue gerenciar melhor seu tempo e automatizar a produção industrial de sua empresa.

Em suma, com nossa solução, você consegue se preparar para o futuro. Como a inserção da indústria 5.0 ainda está em andamento, você tem tempo para se preparar para o que as inovações tecnológicas oferecerem nos próximos anos.

Gostaria de conhecer mais a fundo o Know How e suas funcionalidades? Basta clicar aqui para saber mais sobre o que pode oferecer para seu negócio!