Estoque-Fisico-e-fiscal

Estoque Físico e Estoque Fiscal: cuidado com a discrepância

Atualizado em 04/06/2021
Por Pedro Mendonça

Estoque Físico e Estoque Fiscal: cuidado com a discrepância

Atualizado em 04/06/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Segundo um estudo do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em torno de 25% das micro e pequenas empresas no Brasil encerram suas atividades por falta de processos bem alinhados e má gestão.

Por esse motivo, ter em mãos o controle total e real do seu estoque é fundamental para manutenção e crescimento do seu negócio.

Ineficiência gerencial, somada a falta de informações qualificadas e precisas é o caminho certo para a falência do negócio.

 O estoque, certamente é um dos ativos mais importantes de qualquer empresa, por se tratar de um bem que teve um investimento inicial e que será o aporte para os lucros a curto e médio prazo.

Por essa razão, evitar multas por descontrole gerencial do estoque é pré-requisito para ganhar competitividade no mercado e ter sucesso nas vendas, aumentando o faturamento e expandindo o crescimento da empresa.

A contagem de estoque é um procedimento comum nas organizações, que na maioria das vezes é muito trabalhoso e demanda muito tempo. Mas, não precisa ser assim!

Controle de Estoque: importância gerencial

O controle de estoque é uma obrigatoriedade gerencial de qualquer empresa. É somente a partir desse controle que os gestores terão um panorama assertivo e fidedigno da situação do seu estoque.

O controle de estoque pressupõe uma administração eficiente e assertiva do negócio.

Ter acesso números completos do estoque, com a precisão necessária, facilita a tomada de decisão e gera elementos suficientes para organizar, ou reorganizar, o PCP – Planejamento de Controle da Produção

O controle e gerenciamento de estoque, é o responsável por evitar erros na gestão do estoque, como estoque em excesso ou faltante, por exemplo.

Outro erro muito comum, que acarreta em multas severos é a discrepância entre o estoque físico e o estoque fiscal. Falaremos mais sobre esse erro adiante.

Atenção: o controle de estoque é importante até para você conseguir melhores margens de negociação com seus fornecedores, afim de não deixar nenhum furo com seus clientes. 

Leia as 7 dicas para controlar melhor o seu estoque 

Divergências no Estoque

Existem muitas situações que são causadoras em potencial da discrepância entre o estoque físico e estoque fiscal. 

Erros de operação

Os erros de operação dizem respeito diretamente à divergência de estoque que é fruto de problemas internos no controle do estoque, ou seja, erros que decorrem da movimentação interna da empresa, e são eles:

  • Falhas no registro das movimentações de entrada e saída;
  • Falha nos lançamentos;

Problemas externos

Outros problemas que podem resultar na divergência entre o estoque físico e o fiscal são os problemas externos a operação, ou seja, situações anômalas ao cotidiano dos processos. E são eles:

  • Furtos;
  • Perdas;
  • Enchentes;
  • Incêndios;
  • Quedas.

Quais os riscos da divergência de estoque?

Os riscos da divergência entre o estoque físico e o estoque fiscal consistem no pagamento de multas onerosas e desnecessárias.

Tenho pendências: como arrumar?

Será necessário a realização de um inventário físico. Conhecido no meio empresarial e contábil como balanço, essa operação deve ser feita de forma rotativa ou de forma periódica.

Tendo em mãos o inventário, é muito mais fácil verificar e averiguar quais os produtos faltantes, e ao mesmo tempo, os que estão sobrando.

O inventário, ou balanço – como preferir, ainda servirá como uma bússola estratégica, tanto para antecipar compras como para prever demandas futuras, o que garantirá assertividade no controle e gestão do estoque.

Forma Rotativa

É efetuada a contagem pelos setores da empresa, um por vez.

Forma Periódica

A contagem é feita totalmente, em determinadas épocas do ano.

Conte com sistemas próprios!

Para ajudar e facilitar a vida dos decisores e das operações, a Principal Software desenvolveu um sistema próprio para a gestão e auditoria do estoque, que possibilita a contagem física do estoque ser feita através do seu celular, apresenta as divergências entre os estoques físicos e fiscais através da leitura automática dos arquivos XML de entrada e saída das NFes, e ainda produz 9 indicadores de performance do seu estoque!

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o Auditor Online do Estoque, a solução precisa para o controle e gestão assertiva do seu estoque!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Estoque Físico e Estoque Fiscal: cuidado com a discrepância.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento