estoque_como_controlar_principalsoftaware_blog

Estoque Online: como controlar?

Atualizado em 06/05/2021
Por Pedro Mendonça

Estoque Online: como controlar?

Atualizado em 06/05/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas empresas ainda utilizam planilhas do Excel como forma de controle interno do estoque, e efetuar um controle tão importante como o do estoque, em uma planilha simples, pode a médio prazo, significar prejuízos. 

Com o passar do tempo o volume de vendas aumenta, e a movimentação no estoque também. Os parâmetros começar a ficar mais refinados e a planilha do Excel começa a deixar a desejar.

Por essa razão, fica impossível um controle eficiente de estoque sem contar com um sistema específico, ágil, preciso e online.

Quais empresas precisam de um controle de Estoque?

De forma simples e objetiva, é imprescindível que todas as empresas que trabalham com estoque, realizem um controle eficiente desse bem.

Sem a ferramenta certa, o controle de estoque tende a ser uma tarefa complexa e que pode acarretar prejuízos severos e multas desnecessárias e onerosas.

Entretanto, com a solução ideal, o controle eficiente do estoque se torna mais um mecanismo estratégico para ganho de competitividade no mercado e maximização de resultados.

O que é Estoque Online?

O Estoque Online é o registro das entradas e saídas de produtos no sistema que você utiliza (ou deveria utilizar!). 

Todos os itens que são comprados devem ser lançados no sistema, para garantir o controle efetivo e completo.

Ter esse controle afinado facilita diversas rotinas, desde ajustes de reposição com o fornecedor, até a elaboração de indicadores estratégicos para o setor comercial.

Controle de Estoque Online: por que realizar?

O controle do estoque é imprescindível para qualquer empresa que trabalhe com esse tipo de volume de produtos e materiais.

O controle de estoque é essencial para você evitar perdas, prejuízos e multas desnecessárias. 

Nesse sentido, o controle de estoque deve gerar índices para você traçar um planejamento estratégico afim de ganhar competitividade e aumentar as vendas.

Com o controle de estoque online, você evita:

Estoque em Excesso

Um dos erros de gestão e controle de estoque mais comum, é o estoque em excesso. 

Saiba: estoque em excesso é sinal de dinheiro parado.

Com o passar do tempo, seu estoque em excesso perde valor de mercado, pode sofrer danos e avarias por mau condicionamento, pode se deteriorar, perder o prazo de validade e tornar sua venda inviável.

Estoque Desabastecido

Outro erro comum oriundo da má gestão do estoque, é o desabastecimento.

O grave desse tipo de erro gerencial é: frustrar o cliente que deseja comprar. 

Estoque desabastecido é sinal direto de falta de competitividade, perda de reputação e de vendas.

Perder Estoque 

Perder estoque por anomalias cotidianas pode representar prejuízos severos, por exemplo: acidentes com embalagens, furtos, vencimento de validade e etc.

Estoque Real e Estoque Fiscal

A discrepância entre o estoque real e o estoque fiscal acarreta multas onerosas as empresas por parte do Estado.

Alguns motivos para essa discrepância são: 

  • erros de cadastramento de produtos;
  • falhas no checkout. 
  • dados duplicados;
  • perdas por anomalia no estoque.

Com o controle online do estoque, você evita esse erro, garantindo um indicador importante para a gestão de estoque, eficiente e lucrativa.

Bom, agora que você entendeu a importância de contar com um sistema de controle do estoque online, saiba que esse processo não demanda altos investimentos e muita complexidade.  Pelo contrário!

Depois de apresentar o que você evita com o Controle Online de Estoque, é hora de você saber o que sua empresa ganha contando com essa solução.

Planejamento Facilitado

Com um controle online do seu estoque, sua empresa tem com exatidão os dados necessários para antever e planejar as compras com antecedência.

Em síntese, saberá quais produtos estão performando melhor, e consequentemente, quais devem ser comprados com mais imediatismo, e o mesmo planejamento para os produtos que performam menos, podendo ter um investimento menor.

Economiza Tempo

A praticidade e velocidade que um sistema online de controle e gestão de estoque garante a sua empresa é um diferencial sem precedentes.

Essa economia de tempo, garante a sua empresa e gestores investir esse tempo em rotinas e atividades gerenciais que demandam mais atenção a sua logística. 

Contar com um software online, que registra os dados do estoque de forma automática, reduz consideravelmente o tempo de trabalho que seria destinado a execução dessa atividade.

Processos

Ter processos alinhados para regulação e gestão do seu estoque é o primeiro passo para o sucesso. 

O controle online do estoque garante precisão e ainda velocidade, ou seja, critérios importantíssimos para qualquer otimização de processos.

Tenha em mente que os processos de uma empresa, quando estão alinhados e exatos, funcionam em cadeia, o que reverbera em pleno funcionamento, ganho de competitividade e aumento exponencial nas vendas.

Como usar essa Tecnologia?

A melhor maneira de investir certo para ter um controle de estoque online, que trabalhe com a precisão necessária e com a qualidade esperada, é adquirindo um Sistema de Controle de Estoque Online.

Com um sistema próprio para essa função, sua empresa:

  • reduz custos; 
  • diminui as perdas de produtos;
  • conta com um alerta sobre o status do estoque;
  • ganha indicadores de performance;
  • reduz informações erradas relacionadas ao cadastramento de itens;
  • tem aumento exponencial de produtividade

Auditor Online do Estoque: A Solução exata para sua empresa!

O Auditor Online do Estoque é a ferramenta precisa para zerar qualquer risco fiscal e transformar a sua gestão de estoque em uma fonte de alta lucratividade.

Atenção: estoque pode ser fonte de lucro ou prejuízo, a diferença será a eficiência na gestão desse ativo tão importante.

Assertividade

O Auditor Online do Estoque reduz os custos e prejuízos existentes por conta da falta ou excesso de estoques, pois ele atualiza automaticamente a quantidade de estoque com base nos arquivos XML de entrada e saída das Notas Fiscais Eletrônicas (NFe). 

Acesso direto do XML

Com o Auditor Online do Estoque, você não precisa acessar o banco de dados da empresa em toda vez que for adicionar uma mercadoria ou dar baixa em seu estoque. O Auditor Online do Estoque lê parte dos dados necessários diretamente dos arquivos XML, e automatiza os dados e índices. 

Gestão Eficiente

O Auditor Online do Estoque auxiliará na gestão eficiente do estoque da sua empresa, reduzindo vertiginosamente os investimentos e maximizando exponencialmente os resultados econômicos e comerciais.

Indicadores de Performance 

O Auditor Online do Estoque conta com a produção de 9 indicadores de performance do seu estoque, oferecendo dados que serão utilizados como ferramentas gerenciais do seu negócio.

Nenhum outro sistema de controle de estoque online no mercado oferece tanta vantagem.

E tem mais…

Contagem Física do Estoque pelo Celular!

Em apenas 3 passos, e sem digitação, será possível realizar a contagem física do estoque utilizando o seu smartphone/celular.

1° passo: O Auditor Online do Estoque exporta listagem de produtos para o app do smartphone;

2° passo: O usuário utiliza a câmera do smartphone para ler o código de barras das embalagens ou selecionando os dados manualmente;

3° passo: Ao final, exporta a contagem para o Auditor Online do Estoque.

São muitas vantagens para sua empresa!

Quer conhecer mais essa solução que irá zerar seus problemas com controle de estoque online e potencializar ao máximo seus resultados econômicos?

Nos mande uma mensagem!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Estoque Online: como controlar?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento