Finanças empresariais: como preparar sua empresa para novos projetos

Atualizado em 06/04/2022
Por Júlia Pimentel

É comum no mundo corporativo que diversos projetos não sejam desenvolvidos pela falta de controle das finanças empresariais. Entretanto, esses novos projetos devem ser vistos como um investimento e, por isso, precisam de um planejamento prévio.

Com esse pensamento em mente, a preparação de sua empresa para um novo investimento conta, principalmente, com uma análise financeira. E é por esse motivo que o controle das finanças empresariais é tão importante.

No Brasil, organizações que realizam o controle financeiro estritamente por meio de papeladas tendem a perder-se nas informações, visto que elas não são encontradas facilmente.

Nesse sentido, o uso de softwares cresceu em meio às organizações a fim de automatizar dados e, através desses programas, a análise da viabilidade de novos projetos tornou-se um processo menos burocrático.

Portanto, saiba o que são as finanças empresariais e como é possível preparar financeiramente sua empresa para novos projetos.

O que são as finanças empresariais?

As finanças empresariais consistem na organização e estudo da parte financeira de uma empresa a fim de que as decisões tomadas sejam multiplicadoras para os resultados da empresa.

Ou seja, as finanças empresariais representam a parte da empresa voltada para a administração dos recursos financeiros. Além disso, esse trabalho engloba a análise de novas possibilidades junto com os demais setores de uma organização.

Portanto, mesmo as finanças empresariais sendo cruciais para o desempenho das empresas, elas dependem dos outros departamentos para tomar decisões bem embasadas. Assim, o ideal é manter uma comunicação interna clara e sem ruídos.

Sejam decisões envolvendo as mercadorias de uma empresa ou o pagamento de dividendos a acionistas, a gestão das finanças empresariais permeia toda a organização. Desse modo, suas ações geram consequências amplas para seu negócio.

4 dicas para uma boa gestão de finanças empresariais

Como mencionado acima, a gestão das finanças empresariais impacta toda uma empresa, tanto por decisões positivas quanto por decisões negativas. Portanto, confira algumas dicas que te ajudarão a manter o bom controle dos recursos financeiros de sua empresa:

1. Tenha os dados armazenados em um só lugar

Neste blog, a importância de manter os dados e informações armazenados em um só lugar já foi discutido. Porém, esse assunto precisa de maior profundidade.

Nesse contexto, você deve analisar as necessidades de sua empresa em relação às finanças empresariais. Sua organização precisa somente de um controle financeiro? O ideal seria integrar todos os setores de sua empresa em um único programa?

Sabendo quais pontos precisam ser atendidos, fica mais fácil identificar o software ideal para que as finanças empresariais sejam melhor administradas e controladas.

2. Faça um planejamento financeiro

Com um planejamento das finanças empresariais baseado em dados históricos, as ações a serem desenvolvidas pela empresa terão uma previsão para se basear.

Então, pensando no desenvolvimento de novos projetos internos, o planejamento financeiro de uma empresa tende a orientar a viabilidade de execução deles. Portanto, vale a pena estruturar essas previsões financeiras futuras com o seu time.

Os fatores-chaves para que esse planejamento consiga direcionar as decisões envolvendo as finanças empresariais são: controle dos processos da empresa, análises dos fluxos de caixa e o conhecimento das necessidades e oportunidades envolvendo o negócio.

A partir desses fatores, o planejamento das finanças empresariais é desenvolvido de forma coerente com a base de dados da empresa e seu posicionamento no mercado.

3. Contrate colaboradores de confiança

Todos sabem o quão qualificados devem ser os colaboradores de uma empresa. E, além disso, devem ser dignos de confiança, ainda mais lidando com as finanças empresariais.

Dito isso, o recrutamento e seleção dos profissionais responsáveis pela área de finanças empresariais devem possuir as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para que o trabalho seja desenvolvido em seu máximo.

Com um time qualificado, condizente com a cultura organizacional e que eleve o desempenho da empresa, a gestão das finanças empresariais é realizada com o objetivo de melhor administrar os recursos financeiros da organização.

4. Estude constantemente

Dentro do tema de finanças empresariais, existem diversos cursos e materiais voltados para o aprendizado dessa área. E, para manter seu conhecimento atualizado, o ideal é realizar estudos constantes sobre o assunto.

A capacitação e o treinamento do time são essenciais nesse processo. Por isso, invista em oportunidades de aprendizado para que seu time melhore sua performance profissional e gerencie melhor as finanças empresariais.

Como preparar financeiramente sua empresa para novos projetos

As dicas e os conceitos abordados até então são o passo inicial para que sua empresa esteja preparada para novos projetos. Porém, ainda existem outras formas de analisar a viabilidade da implementação desses projetos.

1. Colocar os projetos em ordem de prioridade

Mesmo com mais de uma necessidade, ranquear novos projetos em ordem de prioridade colabora com a organização financeira da empresa.

Na vida pessoal, isso é comum de ser feito. Muitas vezes, damos prioridade à compra de um produto X em detrimento do produto Y por conta de nossas necessidades.

E o mesmo pode ocorrer com as finanças empresariais. No geral, a administração de recursos financeiros precisa da ciência de que algumas mudanças necessitam de maior urgência e atenção.

Portanto, vale a pena analisar quais projetos devem ser implementados primeiro através das implicações geradas por eles, como o retorno que eles podem trazer à empresa.

2. Entenda como novos projetos afetam as finanças da empresa

O projeto que você gostaria de implementar em sua empresa pode corresponder a alguma despesa de sua empresa ou, até mesmo, receita. Ou seja, analisando as finanças empresariais, você consegue identificar relações entre as contas.

Assim, com esse panorama, as finanças empresariais podem ser organizadas e preparadas para os próximos passos da empresa em relação aos projetos. 

Em alguns casos, serão feitas concessões para que esses planos sejam implementados nas operações da empresa e, em outros, um aumento nas vendas, por exemplo, permite a adesão desse projeto.

Nesse sentido, com o planejamento financeiro de sua empresa, você consegue estudar quais os melhores momentos para que um novo projeto seja implementado de acordo com o cenário financeiro futuro de seu negócio.

3. Analise o investimento em um projeto

Existem algumas formas de verificar se o investimento em um novo projeto está de acordo com a realidade de sua empresa. O cálculo do Payback, do Valor Presente Líquido (VPL) e da Taxa Interna de Retorno (TIR) podem ajudar nessa avaliação

Enquanto o Payback corresponde ao tempo necessário para a recuperação do investimento, baseando-se nas entradas de caixa, o VPL analisa o valor do dinheiro em relação ao tempo.

Por fim, a TIR depende dos fluxos de caixa do projeto e iguala o VPL de um investimento a zero. Com esses métodos de avaliação de investimentos, a decisão sobre novos projetos é feita de forma mais segura.

Desse modo, as finanças empresariais estarão preparadas para os investimentos que você e seu time decidirem ser pertinentes para sua empresa.

Automatize as finanças empresariais

Ao longo deste texto, você pôde conhecer e compreender um pouco mais da importância de um software de gestão para o gerenciamento de finanças empresariais e implementação de novos projetos.

Conheça nosso software de Gestão Comercial e Industrial Know How, a solução que vai ajudar a controlar seus recursos financeiros a partir da formação de banco de dados e da automatização de processos de controle financeiro. Além disso, ele também integra os setores de sua empresa, otimizando o trabalho dos colaboradores.

Quer saber mais como o Know How facilita o dia a dia no trabalho através de suas funcionalidades? Basta clicar aqui para conhecer os diversos benefícios dessa solução!