Gestão-inteligente

A importância de uma gestão inteligente dos recursos energéticos

Atualizado em 20/05/2021
Por Pedro Mendonça

A importância de uma gestão inteligente dos recursos energéticos

Atualizado em 20/05/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Com o aumento das bandeiras tarifárias e reajustes aprovados para as distribuidoras, o empresário brasileiro se interessa cada vez mais por dicas de economia de energia. Afinal, no dia a dia produtivo, nem sempre é fácil encontrar alternativas que façam a diferença nos gastos energéticos. É nessa fase que a empresa precisa ser apresentada a uma solução que encara o gasto com energia de uma forma mais ampla. 

Este é o caso da Gestão Energética da Arion. Muito mais do que dicas de economia de energia, essa solução pode elevar sua empresa a novos patamares de produção, garantindo um entendimento global de todos os recursos que se relacionam com a energia. Essa solução, no entanto, está atrelada à atuação no Mercado Livre de Energia, que permite à sua empresa a liberdade de negociar a energia por preços muito mais interessantes.

Você conhece o  Mercado Livre de Energia?

Atualmente, existem no Brasil duas formas  regulamentadas para o fornecimento e  utilização de energia: o Ambiente de  Contratação Livre (ACL), conhecido como  “Mercado Livre de Energia”, onde há  liberdade  de escolha do fornecedor de energia elétrica. Essa solução está disponível para empresas e indústrias que possuem demanda contratada acima de 500 kW.

Já no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), os consumidores, chamados  “cativos”, obrigatoriamente adquirem energia da mesma  empresa responsável por sua distribuição – este é o caso da maior parte dos consumidores residenciais.

O processo de migração para o Mercado Livre de Energia exige que sejam cumpridas uma série de adequações técnicas, reguladas por órgãos governamentais. Dentre eles, podemos citar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Além disso, ter um bom contato com as distribuidoras de todo o país é importante para garantir o cumprimento do planejamento.

Quais são os benefícios do Mercado Livre de Energia?

  • Possibilidade de tarifas mais baixas: uma das grandes vantagens do Mercado Livre de Energia são os custos. Com a possibilidade de negociação individual de preços, prazos e quantidade de energia fornecida, os custos com energia podem diminuir significativamente. Além disso, os clientes no ACL não sofrem incidência das bandeiras tarifárias.
  • Desconto na TUSD: a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição é cobrada de todos os usuários de energia elétrica no Brasil. Com a utilização de energias alternativas, a empresa pode passar a receber 50%, 80% ou até 100% de desconto nessa tarifa.
  • Maior previsibilidade nos gastos: a possibilidade de contratação de energia a longo prazo, permite a ciência prévia dos gastos, auxiliando na previsibilidade do orçamento e reduzindo os efeitos dos aumentos e bandeiras tarifárias.
  • Possibilidade de negociação da energia não utilizada: caso o pacote contratado não seja totalmente consumido, há a possibilidade de negociar a energia restante, evitando gastos desnecessários.
  • Economia com baixo investimento: os investimentos para a empresa ingressar no ACL são baixos, e o retorno econômico é rápido e seguro.
  • Regulamentação e segurança: o Mercado Livre de Energia é regulamentado por lei e normas da ANEEL e possui regras para o seu funcionamento, com garantia de legalidade e bom desempenho.

A gestão inteligente dos recursos energéticos

Gerenciamento eficiente, economia, análise e estratégia. Essas são palavras importantes para quem atua no Mercado Livre de Energia. No entanto, nem sempre esses conceitos estão presentes no dia a dia da gestão. Isso acontece pois o que se entende como “bom resultado” e oportunidade neste mercado, depende do quanto sua representação neste ambiente está voltada para a conquista dos melhores resultados.

A Gestão Energética é o serviço que coordena as ações da empresa (como a compra de energia) no Mercado Livre de Energia, e tem como principal objetivo garantir que o uso de energia elétrica, seja no ramo industrial, comercial ou predial, ocorra de forma eficiente. A meta é reduzir custos para uma maior competitividade no mercado, eliminando desperdícios, otimizando a produção e diminuindo impactos no meio ambiente.

Na Arion, este serviço oferece uma gestão inteligente dos recursos energéticos, pois oferece uma visão integrada da atuação neste mercado. Seguindo a metodologia PDCA (Planejar > Fazer > Checar > Agir), a Gestão Energética não está interessada em entregar apenas bons números para a compra de energia. Seu objetivo é operar na empresa como uma espécie de inteligência energética, pensando em como garantir o melhor uso da energia em tudo o que a envolve.

Essas soluções personalizadas promovem ações de otimização e economia de energia, que podem se dar pela manutenção e pelo acompanhamento de processos, equipamentos e corte de desperdícios; o planejamento e a negociação assertiva da compra/venda de energia; apresentação da possibilidade de geração própria por meio das fontes alternativas de energia e, ainda, monitorar e zelar por todos os aspectos legais e regulatórios do setor, através da Assessoria Regulatória.

A Gestão Energética na Arion

Na Arion, oferecemos a Gestão Energética em duas linhas de serviço, que contemplam necessidades específicas do nosso cliente. São elas a Gestão Energética Premium e Básica.

A Gestão Energética em seu plano básico oferece uma gestão independente , além de contar com uma inteligência na análise e geração de relatórios. Tudo isso com um atendimento próximo, focado nas necessidades do cliente, que são fundamentais para as tomadas de decisão.

No caso da Gestão Energética Premium, os clientes terão sua representação no Mercado Livre remodeladas pelos conceitos de: Eficiência Energética; Geração de Energia, Telemetria e Assessoria Regulatória. É ela que combina um gerenciamento eficiente à geração e eficiência energética, com representação assertiva e acesso à tecnologia da telemetria.  Em outras palavras: este é um serviço que traz um olhar 360º sobre as oportunidades no Mercado Livre de Energia.

Caso sua empresa já atue no Mercado Livre de Energia e deseja conhecer os benefícios da Gestão Energética da Arion, ou se você deseja conhecer as alternativas de atuação mas possui dúvidas sobre as especificidades desse ambiente, entre em contato com a nossa equipe pelo botão de whatsapp abaixo. 

*Conteúdo produzido em parceria com a Arion Otimização em energia, empresa especializada em soluções inteligentes para um uso eficiente e produtivo dos recursos energéticos.

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: A importância de uma gestão inteligente dos recursos energéticos.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento