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Marketing e os Relatórios do Sistema de Gestão: entrevista com Prof. Phd. Danilo Sampaio (UFJF)

Atualizado em 18/03/2021
Por Pedro Mendonça

Marketing e os Relatórios do Sistema de Gestão: entrevista com Prof. Phd. Danilo Sampaio (UFJF)

Atualizado em 18/03/2021
Por Pedro Mendonça
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Marketing Digital e os Relatórios de Informação: uma entrevista com Danilo de Oliveira Sampaio Pós-doutor em Administração/Comportamento do Consumidor pela Faculdade de Economia (FEP) da Universidade do Porto, Portugal, atuante como Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Marketing e os Dados do Sistema de Gestão

É certo que o marketing, nos dias de hoje, é um setor imprescindível para qualquer empresa que deseja crescer, tanto no quesito de faturamento como em relacionamento com os clientes.

O marketing digital, por exemplo, reúne uma série de conhecimentos, tecnologias e técnicas específicas que, utilizadas de forma assertiva, tem potencial suficiente para nutrir o setor comercial com uma grande quantidade de leads.

É importante analisar, que as ações de marketing não são estabelecidas de forma aleatória, ou pouco comprometida com a realidade da empresa.

Isso é um mito.

O setor de marketing deve estar amplamente por dentro das dificuldades e das potencialidades da empresa. Em síntese, se pode afirmar que as ações do marketing, tanto o tradicional como o digital, devem estar intimamente conectadas com os dados provenientes de relatórios gerais.

Os sistemas de gestão, que tanto facilitam e dão dinamicidade aos processos da empresa, produzem relatórios diários, com dados importantíssimos sobre vendas, faturamento, processos e etc.

A equipe de marketing da sua empresa conhece esses valores? Ela está inteirada das dores e necessidades, tanto dos clientes como dela própria?

Para conversar um pouco sobre a importância da integração entre o setor de marketing e os dados que são gerados pelos sistemas de gestão, convidamos o professor Danilo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Marketing, para nos elucidar essas questões e contribuir com esse debate tão necessário, tanto no meio acadêmico como no mercado.

Você pode ler essa no matéria no LinkedIn, clicando aqui!

Entrevista com Prof. PhD. Danilo Sampaio (UFJF)

1. Qual a importância, na opinião de um professor expert em Marketing, do investimento em marketing digital para as empresas em momentos de instabilidade econômica?

O marketing digital é um complemento importante do marketing. Ao mesmo tempo que atende a muitos, atende a poucos, atingindo o individual. O marketing digital tem de fazer parte da estratégia da empresa, somando ao marketing tradicional e as vendas. Se o consumidor está cada vez mais online, o marketing também deve ser cada vez mais online. São muitas vantagens do marketing digital. Geralmente é menos oneroso que o marketing tradicional, atinge o consumidor com menor tempo, é flexível, dinâmico e ainda fornece dados sociodemográficos importantes.

2. Qual a importância do setor de marketing ter acesso e capacitação necessária para utilizar o sistema de gestão comercial e industrial da empresa?

Todos os setores da empresa devem municiar a área de marketing, pois junto com a área comercial são responsáveis pelo contato direto com o consumidor. Portanto, ter acesso ao sistema interno da empresa é uma base estrutural do marketing.

3. Como os dados e relatórios produzidos por um sistema de gestão comercial e industrial, pode interferir na ação do Marketing na empresa?

O marketing realiza constantes pesquisa no mercado, seja sobre opiniões, de qualidade do produto e de serviço, entre outros. Sem dados e informações o sistema de marketing não é alimentado. Quanto mais informação da área de vendas, produção, logística e outras o marketing tiver, melhor será o planejamento do mercado.

4. Como o marketing deve atuar frente a necessidade das empresas em aumentar o faturamento?

O marketing possui algumas métricas para mensurar o resultado. Seja de lançamento de produtos, ou mesmo do portifólio atual. O gestor tem de consultar o marketing para a tomada de decisão e para o planejamento. O faturamento no Brasil é pensado a curto prazo culturalmente, mas o necessário é pensar no longo prazo. Faturamento não significa sucesso. O real significado do sucesso é agregar valor ao consumidor e estar sempre perto dele. O relacionamento de marketing provoca nos médio e longo prazos sustentabilidade do negócio e sucesso.

Um ponto interessante a ser destacado nessa entrevista, é a importância que o Professor Danilo atribui a agregar valor ao cliente e ainda estar próximo dele.

Concordando com essa premissa, ele coloca em questão ainda a ideia de que faturamento significa sucesso.

Estar próximo aos clientes, entendendo suas dores e urgências, é um pilar essencial da atividade do marketing, pois sabedor desses desafios, é possível traças as estratégias necessárias para relacionar-se com os clientes de uma forma mais amistosa e agregadora.

Continuando com uma breve análise a partir das respostas do Professor Danilo, expert em Marketing, percebe-se também a importância de o setor de marketing estar sensível, atento e municiado com as informações dos relatórios gerados pelo sistema de gestão da empresa, uma vez que a integração dessas informações será fator determinante para traçar as estratégias de ação, ou ainda, realinhar as estratégias caso seja necessário.

Em resumo, podemos aprender com esse artigo a importância do relacionamento saudável e duradouro com os clientes, estabelecendo relações próximas e agregadoras e ainda, a extrema importância de o setor de marketing da empresa estar totalmente ciente dos relatórios gerenciais gerados pelos sistemas de gestão, uma vez que essa integração garantirá a precisão necessária para traças as estratégias certeiras, com foco no relacionamento e nas vendas.

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

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