Auditoria: o que é e para que serve?

Atualizado em 01/10/2021
Por Pedro Mendonça

Auditoria: o que é e para que serve?

Atualizado em 01/10/2021
Por Pedro Mendonça
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A auditoria é o processo de análise das atividades que são desenvolvidas pela empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

A auditoria tem como objetivo fazer uma verificação das ações dessa organização, buscando identificar se estão sendo executadas conforme o planejamento, e ainda se estão dentro dos parâmetros e normas estabelecidas por Lei.

Esse material irá explicar tudo o que você precisa saber sobre a auditoria, que é um procedimento imprescindível para o crescimento de qualquer empresa, e para a supervisão e gestão organizacional, fiscal e financeira.

O que é auditoria?

A auditoria consiste em uma prática gerencial que implica o escrutínio das rotinas e relatórios empresariais, de acordo com o material da auditoria, podendo ser contábil, fiscal, financeira e etc.

A auditoria pode ser interna ou externa, e se dedica a checar e analisar documentos, notas, registros, informações, balanços, demonstrativos, estoque e qualquer outra operação que esteja sujeita a uma verificação detalhada, buscando veracidade e precisão.

O objetivo claro de qualquer auditoria é garantir a transparência da empresa, corroborando para que os resultados sejam autênticos e coerentes com a realidade do negócio, sem distorções ou mecanismos que manipulem a realidade operacional da empresa.

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Auditoria Interna e Externa

O processo de auditoria tem o objetivo de examinar, de forma muito transparente e isenta, se as informações disponibilizadas pela empresa auditada seguem o que foi estabelecido pelas normas. Nesse sentido, existem várias análises diferentes que podem ser feitas e, por essa razão, existem 2 tipos de auditorias: a interna e a externa

Entenda um pouco melhor cada uma delas agora!

Auditoria Interna

A auditoria interna consiste no exercício da empresa se autoauditar, e na maior parte das vezes, os contadores dessa empresa que realizam as inspeções nas rotinas. 

O objetivo central da prática da auditoria interna é promover uma autoavaliação, buscando por identificar erros, falhas, vulnerabilidades, fragilidades, desvios, desperdícios e etc.

Dessa forma, a auditoria tem o foco nos controles: seja nos que a empresa já possui e podem ser aprimorados; como nos que faltam e precisam ser criados. O foco é diminuir os riscos para a própria empresa.

Para que a auditoria interna seja efetiva, é importante que entre o auditor e o objeto da análise na empresa haja alguns cuidados. O principal é: não é interessante para a qualidade da análise que o auditor seja subordinado aos profissionais responsáveis pelo objeto auditado.

Esse cuidado não implica apenas em eventuais e potenciais conflitos de interesses, como pode criar um verdadeiro estímulo à negligência. Assim, é muito importante que o contador interno tenha uma posição de independência, tendo a garantia de que não sofrerá nenhuma retaliação posterior à auditoria.

Auditoria Externa

A auditoria externa também o objetivo de examinar de forma transparente se as informações informadas pela empresa estão de acordo com as normas aplicáveis. Nesse caso de auditoria externa, o auditor é um elemento estranho a empresa auditada, o que pode significar uma auditoria mais independente e imparcial.

Para a execução da auditoria externa, as empresas contratam profissionais ou escritórios especializados nesse tipo de prestação de serviço.

Vantagens da auditoria

Vamos analisar algumas das vantagens de contar com uma auditoria para sua empresa!

  • Otimização dos controles

Destaca-se a importância da auditoria para fiscalizar a eficiência dos controles internos. Se pode afirmar que os auditores contribuem de forma consultiva para corrigir as estratégias ineficientes ou que sejam moralmente duvidosas.  

  • Dificulta irregularidades

A criação de um empecilho detalhado e elaborado às práticas que podem ser consideradas como irregulares é um grande benefício da auditoria. A supervisão que a auditoria faz, a tentativa de movimentação indevida de bens da empresa se torna mais remota.

Quem pode contratar uma auditoria?

Muitas pessoas acreditam que apenas empresas de grande porte podem (e precisam) de uma auditoria em seus processos fiscais, contábeis e financeiros. 

Saiba: empresas de todos os tamanhos e portes podem contratar auditorias para analisar suas práticas, processos, documentos e etc.

Em todas os casos, o objetivo da auditoria é garantir um maior valor para as operações que são realizadas pela empresa, contribuindo para que as metas sejam batidas através de uma abordagem mais sistemática, como também concluir sobre a segurança dos registros feitos.

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Auditoria: isenção e compromisso

É certo que para o processo de auditoria ser completo e efetivo sobre as atividades e realidade do negócio, é imprescindível que exista uma colaboração genuína por parte da empresa, ou seja, não oferecer resistência para ceder todos os dados e informações que forem solicitadas durante as análises.

Agindo dessa forma, a auditoria será capaz de realizar um trabalho fidedigno e completo acerca do quadro da empresa, apresentando um quadro real e, ainda, podendo gerar insights fundamentais para os setores estratégicos: administrativo, financeiro, fiscal, contábil, patrimonial, social e etc.

Dessa forma, o processo de auditoria não pode ser encarado apenas como mais um evento compulsório, mas como um ato voluntário, por entender a importância da auditoria para o crescimento da empresa, uma vez que pode escancarar fragilidades e vulnerabilidade ocultas, fazendo com que minimize os riscos da sua empresa e aumente sua performance.

Auditoria e Sistema

Contar com um sistema de gestão empresarial é um elemento muito importante, pois ele concentra todas as informações com as quais a empresa trabalha, facilitando os processos de análise, minimizando os erros, reduzindo custos e ganhando performance. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Principal Software pelo nosso WhatsApp! 

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

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