O que é o Core Business da empresa?

Atualizado em 21/01/2022
Por Júlia Pimentel

Ao abrir um negócio, existe a necessidade de definir quais serão as atividades a serem desenvolvidas pela empresa. Nesse sentido, compreender o núcleo da sua organização é de extrema importância para que os processos sejam bem direcionados.

Mas o que é esse núcleo da empresa?

Ele pode ser definido pelo termo core business: a atividade central do negócio. Conhecer essa atividade mantém as ações e decisões de sua empresa coerentes com seu propósito e sua essência. 

Assim, para te ajudar a entender o que é core business, qual sua importância e como ele pode ser definido, basta continuar lendo esse blog!

O que significa core business?

Em tradução livre, core business significa “núcleo do negócio”. E, como já mencionado anteriormente, este núcleo representa a atividade central da organização, em que ela é boa, qual é sua especialidade e seus diferenciais.

Por isso, quando o core business da sua empresa é definido, ela ganha personalidade e propósito, dois fatores que garantem vantagem competitiva. Logo, saber o que é core business ajuda a criar um planejamento estratégico coeso com o objetivo da empresa.

Porém, caso o core business não seja muito bem trabalhado dentro do seu negócio, algumas complicações podem ocorrer, como diminuição de desempenho dos membros, dificuldade em definir metas, entre outras.

Para que esse cenário não se torne realidade, é importante compreender como a falta desse conceito afeta os processos internos, como também as partes interessadas em seu negócio, os stakeholders.

A importância do core business

Após a explicação sobre o que é core business, fica mais fácil de assimilar sua importância para as empresas.

Em um mercado altamente competitivo, independente de seu nicho, não conhecer a atividade central de sua empresa é um empecilho para a atuação dela. E isso influencia, além das vendas e atividades internas, os stakeholders.

Sejam investidores, colaboradores, pessoas que residem ao lado de seu negócio etc., essas partes interessadas sofrem com a falta de definição do core business, visto que ele orienta o comportamento das empresas.

Dessa forma, sem o core business, estabelecer a identidade organizacional (missão, visão e valores) e outros conceitos que moldam a imagem de um negócio, como relacionamento com o público e cultura organizacional, transformam-se em atividades de imensa complexidade.

Portanto, definir o core business, o núcleo de seu negócio, com clareza e precisão permite estruturar conceitos de forma condizente com o propósito da empresa. Assim, as partes interessadas vão compreender o que você faz e como você faz.

Como identificar o core business

Passando para a parte prática, está a hora de definir o core business da empresa, com alguns exemplos. Para isso, algumas perguntas podem te ajudar a chegar na conclusão de qual é o núcleo do seu negócio, são elas:

  • Quais são os pontos fortes da sua empresa? 
  • O que ela pode agregar na vida dos clientes/consumidores?
  • Quem são seus concorrentes? 
  • Quais os diferenciais de seu negócio em relação aos concorrentes?
  • Quem é o seu público? E suas personas?

Entretanto, você não precisa se limitar a essas perguntas, elas servem somente para te ajudar a estruturar o alicerce de seu negócio. Dessa forma, se achar que algum outro caminho também te inspira a encontrar o core business da sua empresa, não se limite às perguntas acima!

E, para facilitar ainda mais esse processo, vamos analisar o core business da Nike como exemplo. Por ser uma empresa que comercializa produtos esportivos, com foco em tênis, a Nike permanece atenta às inovações tecnológicas para sempre entregar o melhor produto para seu cliente. 

Portanto, ela enxerga em cada pessoa um possível praticante de exercícios físicos e, por conta disso, procura deixar essa prática mais satisfatória para seus clientes por meio de seus produtos. E, nesse contexto, surge seu core business.

Ou seja, comercializar produtos esportivos de tecnologia avançada, a fim de melhorar a prática de atividades físicas de seus clientes, pode ser considerado o core business da Nike.

Estratégias baseadas na atividade central da empresa

Com o core business definido, é possível criar um planejamento estratégico que faça sentido para seu negócio, além de definir outros conceitos, como os já citados neste blog.

Se utilizarmos o exemplo da Nike, novamente, nós podemos perceber como o slogan da empresa é marcante e estimulante. O famoso “Just do it!” (“simplesmente faça”, em tradução livre) representa fortemente o core business da marca.

Fazer atividades físicas com produtos esportivos de alta tecnologia é um cenário atraente, certo? Por isso, a Nike eleva ainda mais o seu core business com a participação de figuras de autoridade em suas propagandas e campanhas, como é o caso de jogadores famosos de futebol e de basquete.

E, para a sua empresa, não precisa ser diferente. A partir do core business, você consegue definir como sua marca deve ser apresentada para o público-alvo, além de saber como isso vai ser trabalhado a longo prazo.

Como não deixar nada atrapalhar seu core business

Definir algo, como o core business, e executar, posteriormente, pode ser um tanto quanto difícil na realidade de um negócio. Por esse motivo, quanto menos distrações e empecilhos você tiver, maior vai ser sua produtividade.

Para te desafogar de processos que podem ser automatizados e melhorar a gestão de seu negócio, algumas soluções que otimizam as atividades internas podem ser inseridas no cotidiano da sua empresa.

Um exemplo dessas soluções é nosso software de Gestão Comercial e Industrial, capaz de otimizar processos e potencializar resultados. Visto que nosso objetivo é facilitar a vida do gestor por meio de soluções que produzam resultados com simplicidade, nós colaboramos com o cumprimento do seu core business.

Quer saber mais sobre como nós podemos te ajudar a seguir o core business de forma fácil e prática, basta clicar aqui para conhecer mais as nossas soluções!