Relacionamento com o cliente: saiba tudo sobre ele

Atualizado em 01/02/2022
Por Júlia Pimentel

Os processos e operações de uma empresa, assim como seu core business, compreendem uma parcela significativa da importância dos negócios. Entretanto, assim como esses itens, um bom relacionamento com o cliente é essencial para qualquer organização.

Sob essa perspectiva, facilmente histórias envolvendo o cliente definem novos rumos para as empresas. Isso acontece por elas servirem de base para tomadas de decisões e melhorias nos processos internos de uma empresa.

Portanto, o valor que os clientes possuem para um negócio é incalculável. Por esse motivo, neste blog você entenderá melhor sobre o que é relacionamento com o cliente, saberá as vantagens de manter essa relação boa, como também receberá dicas para tal feito.

O que é relacionamento com o cliente?

Por mais que não seja um conceito muito complexo de ser definido, o relacionamento com o cliente precisa ser melhor analisado..

O relacionamento com o cliente é um termo que refere-se à relação construída entre empresa e cliente. Por meio dessa conexão, estratégias e ações podem ser desenvolvidas para que seu negócio consiga estreitar esse laço.

Entretanto, não basta definir cliente como aquela pessoa que frequenta seu estabelecimento ou acessa o site da sua empresa. Para conhecer melhor seus clientes, você pode determinar quais são os públicos-alvo do seu negócio, como também suas personas.

Esses conceitos são amplamente utilizados no Marketing, pois servem de base para a criação de conteúdos e estratégias voltados para as pessoas que se encaixam dentro dos conceitos citados acima.
Portanto, saber o que significa público-alvo e persona é fundamental para o estabelecimento de um bom relacionamento com o cliente. Para compreender melhor os conceitos, assista ao vídeo abaixo:

Após o vídeo, fica mais fácil estabelecer uma comunicação clara com os clientes, certo? Esse é outro passo para criar um bom relacionamento com o cliente.Portanto, saber quem é seu cliente é primordial para que se tenha um bom relacionamento com ele. Após essa etapa, você já consegue enxergar com mais clareza como estabelecer uma boa conexão.

Vantagens de ter um bom relacionamento com o cliente

Desenvolver a boa relação com o cliente é uma tarefa que não se deve medir esforços. Por isso, o retorno que esse trabalho traz também deve ser mencionado.

Então, na lista abaixo estão 3 vantagens que manter um bom relacionamento com o cliente oferece para sua empresa. Confira:

  • Garante maior fidelização

A principal vantagem é a fidelização dos clientes. Sejam novos clientes ou antigos, criar um bom relacionamento ajuda a fidelizá-los, visto que quanto melhor atendidos, maior serão as chances de comprar novamente seus produtos e/ou serviços e recomendá-los.

Muitas vezes, somente ter um número alto de clientes leva os vendedores e gestores a acreditarem que esses clientes já estão fidelizados à empresa. Entretanto, não é isso que acontece.

Dessa forma, um bom relacionamento com o cliente ajuda a criar uma maior fidelização, em adição a questões como um bom atendimento, como já citado, e produtos e/ou serviços de qualidade.

Ademais, fidelizar os clientes colabora com a percepção que o público tem da sua marca. Caso leve-se em consideração que as recomendações e os feedbacks de seus clientes sejam expostos em suas redes sociais, por exemplo, quem notar o seu perfil, conhecerá mais sobre o tratamento que a empresa oferece ao público.

Então, pode-se afirmar que a fidelização funciona como multiplicadora de clientes, certo? Já que, a partir dela e do bom relacionamento com o cliente, outras pessoas podem se interessar pelo que seu negócio tem a oferecer.

  • Melhora as estratégias de venda 

Além do tópico anterior, o bom relacionamento com o cliente também colabora com as estratégias de venda

Com esse relacionamento bem definido, você conhece melhor seus clientes, suas dores, suas necessidades e seus desejos. E, nesse caso, a identificação das personas é essencial para te ajudar a definir essas particularidades.

Por mais que esses sejam pontos subjetivos, normalmente seus clientes possuem características em comum que ajudam em argumentos de venda. Por isso que o bom relacionamento com o cliente pode aprimorar seu processo de venda.

Com o conhecimento dessas particularidades, você consegue otimizar seu processo de vendas, oferecer produtos e/ou serviços que condizem com seus clientes e direcionar as ofertas e promoções para aqueles que realmente vão se interessar.

Logo, o bom relacionamento com o cliente ajuda a atingir uma meta imprescindível para as organizações privadas: o aumento dos lucros. Isso é possível, visto que o cliente é uma das partes mais importantes para a empresa, influenciando diretamente no faturamento do seu negócio.

  • Posiciona sua marca no mercado 

Como discurso popularizado no Brasil, o cliente sempre tem razão. Por conta disso, é importante utilizar a opinião do mesmo em seu negócio.

Seja para feedbacks positivos ou construtivos, o relacionamento com o cliente serve de base para melhorias no processo interno de seu negócio. Dentro desse contexto, o posicionamento da sua marca é fortalecido pela opinião dos clientes.

Ou seja, expondo os feedbacks positivos como prova social ou conseguindo estabelecer uma comunicação clara e responsável, a fim de considerar os comentários construtivos como insumos para modificações internas, sua marca se fortalece no mercado pelo seu posicionamento acessível e aberto a discussões.

Portanto, o bom relacionamento com o cliente abre portas para que sua marca se consolide no mercado com uma imagem receptiva, confiável e relacionável.

10 dicas de como manter um bom relacionamento com o cliente

Para que você alcance os resultados mencionados acima em seu negócio, confira as dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente:

  1. Saiba quais são suas dores e necessidades
  2. Ofereça ao cliente aquilo que faça sentido para sua realidade
  3. Seja empático com o cliente, coloque-se em seu lugar
  4. Invista em melhorar a experiência do cliente, como treinamentos de atendimento ao público para seus vendedores
  5. Recompense seus clientes pela fidelidade, com programas voltados para isso
  6. Esteja presente nos momentos importantes para seus clientes, como aniversários, com lembranças dessas datas
  7. Procure solucionar os problemas de seu cliente com rapidez
  8. Preste atenção aos feedbacks dos clientes
  9. Mantenha contato com seu cliente nas redes sociais
  10. Mantenha sua equipe alinhada e motivada para atendê-lo da melhor forma

Principais canais para manter o bom relacionamento com o cliente

Para que as dicas sejam colocadas em prática, é necessário criar um contato com o cliente em algumas plataformas para que sua empresa fique presente na memória dele. Dito isso, o bom relacionamento pode ser nutrido para além do momento de compra.

Portanto, existem alguns canais de comunicação capazes de facilitar o contato com o cliente em sua relação com as empresas. Veja:

  • WhatsApp

Esse aplicativo tornou-se parte fundamental na vida das pessoas por conta da facilidade em manter a comunicação e o relacionamento com terceiros. E, no caso das empresas, não poderia ser diferente.

Assim, a versão Business do WhatsApp foi implementada em muitos negócios e, até mesmo, na vida de profissionais que gostariam de separar seu trabalho de sua vida pessoal.

A partir desse cenário, o relacionamento com o cliente pode ser mantido por meio desse aplicativo. Com algumas funcionalidades do WhatsApp Business, como a lista de transmissão, você consegue até mesmo automatizar algumas mensagens, sem deixar o contato menos humanizado.

Então, pode-se dizer que por esse aplicativo, você consegue se fazer presente, de forma quase instantânea, na vida de seu cliente. Se quiser enviar uma mensagem de aniversário para alguns deles ou enviar promoções específicas para aqueles que se encaixam em determinada persona, você consegue de forma fácil e rápida.

Com isso, você nutre o relacionamento dos clientes com a sua empresa, ao mesmo tempo que eles se sentem bem atendidos.

  • E-mail

O e-mail é considerado por muitos uma forma de contato defasada, assim como o telefone fixo. Porém, ele é um contato válido com o cliente

Verificar a caixa de entrada, pelo menos uma vez ao dia, é um costume comum, principalmente entre as pessoas que gerem um negócio, assim como você. Através do e-mail, promoções são feitas, notícias são difundidas e negócios são fechados.

Portanto, o relacionamento com o cliente é beneficiado por esse canal de comunicação. E, atualmente, campanhas de E-mail Marketing são amplamente implementadas nas ações das organizações.

Por esse motivo, vale a pena investir em estratégias que integrem o e-mail ao planejamento. Além disso, associado a esse canal, você também pode captar novos contatos pela disponibilização de formulários de cadastro no site do seu negócio, por exemplo.

Em suma, o e-mail é desvalorizado, pois, levando em consideração o papel de importância que ele pode ter no relacionamento com o cliente, muitas vezes não é considerado no planejamento estratégico das empresas.

  • Redes Sociais

Por último, as redes sociais possuem um destaque imenso na sociedade atual. Diversas personalidades e empresas conquistam um espaço de notoriedade através dessas mídias.

Então, por que não utilizar esse espaço ao seu favor? A competição em qualquer nicho de mercado é acirrada, mas, com originalidade, você é capaz de se destacar em seu segmento e nutrir o relacionamento entre cliente e empresa.

Ademais, é interessante saber como as redes sociais podem se relacionar ao seu negócio. O Instagram, o Facebook ou o TikTok tendem a ser as redes mais utilizadas e, por isso, criar um perfil para sua empresa nelas é um passo a mais em direção à conexão com seus clientes.

Portanto, analise em quais redes sociais seus clientes se encontram e estabeleça um bom relacionamento com eles nesses canais. A partir disso, a relação entre as partes ficará mais forte e próxima.

3 erros que você não deve cometer com seu cliente 

Mesmo com o conhecimento a respeito da construção de um relacionamento com o cliente exposto até então, é válido ressaltar alguns erros que você não deve cometer com seus clientes.

  1. Tentar vender a todo custo

As vendas são uma parte crucial dos negócios. Entretanto, sua importância não deve influenciar negativamente a sua empresa.

Logo, no processo de vendas, sua equipe deve apresentar aos clientes produtos e/ou serviços que sejam coerentes com a realidade e as dores dessa pessoa. Ou seja, não adianta tentar vender além da necessidade do cliente se essa venda for gerar desconforto e não facilitar seu cotidiano.

Extrapolar esses limites atrapalha o estabelecimento de um relacionamento com o cliente, visto que ele tende a ficar incomodado com esse comportamento. Por isso, saiba que a venda eficaz é aquela que escuta e entende quais são as dores do consumidor.

  1. Achar que o cliente te deve algo

Muitas vezes, em relações interpessoais, quando há um desequilíbrio entre as partes envolvidas, o relacionamento começa a refletir uma insatisfação crescente por conta disso.

Entretanto, você tem que ter em mente que o relacionamento com o cliente é estabelecido em relação a sua empresa, por mais que o tratamento proporcionado por ela seja humanizado. Então, não há espaço para cobranças suas nessa relação.

Quando a cobrança e a insatisfação vêm de você, acreditar que o cliente é obrigado a dar um depoimento ou postar nas redes sociais que visitou sua loja e comprou algo é um exemplo de uma visão comum dentro desse relacionamento.

Por isso, sua empresa deve oferecer um atendimento incrível para que o cliente sinta a vontade de realizar essas ações espontaneamente, além de ofertar produtos e/ou serviços de qualidade. Dessa forma, o relacionamento com o cliente é nutrido.

  1. Não desejar o sucesso de seu cliente

Em empresas que vendem para outras empresas, conhecidas como B2B (Business to Business), o sucesso de seu cliente corresponde ao sucesso de um negócio.

Porém, pela competitividade do mercado, é comum não desejar sucesso para outras empresas. Dito isso, você tende a ser diretamente prejudicado se não levar em consideração que o sucesso dos clientes influencia no relacionamento do seu negócio com ele, como também no sucesso da sua empresa.

Assim, saber o quanto você colabora com o sucesso do seu cliente é fundamental para que possa ser agregado ainda mais valor ao produto e/ou serviço ofertado pelo seu negócio. Portanto, invista no sucesso do seu cliente como fator para o fortalecimento do relacionamento entre ele e sua empresa.

Como uma base de dados atualizada pode te ajudar na relação com o cliente

Você com certeza armazena os dados financeiros e fiscais do seu negócio com segurança, não é? E por que não armazenar os dados de seus clientes?

Existem diversas ferramentas e softwares que são capazes de gerir o relacionamento com o seu cliente, porém, com o software de Gestão Comercial e Industrial Know How, você é capaz de fazer o cadastro de seus clientes e também de seu histórico de compras.

Com isso, o relacionamento entre vocês pode ser fortalecido, pois o Know How garante a segurança de seus dados, sendo possível consultá-los a todo momento. Assim, as preferências de seus clientes estarão à sua disposição para quando precisar.

Quer saber quais outras funcionalidades o Know How possui para ajudar na gestão de seu negócio? Basta clicar aqui para conferir!