Sistema Multiempresa: o que é e quais os benefícios?

Atualizado em 16/04/2021
Por Pedro Mendonça

Pesquisas recentes revelam como as empresas estão particularmente interessadas nas experiências de seus usuários por meio do sistema multiempresa para o controle e a gestão empresarial.

Essa guinada na experiência do usuário é bastante importante e retrata uma necessidade: potencializar resultados com ganho de assertividade e redução de tempo.

Por essa razão, vários aspectos devem ser levados em consideração para a escolha de um sistema de controle comercial e industrial, principalmente as necessidades da empresa.

Assim, algumas empresas necessitam de um sistema multiempresa. Isso ocorre, pois ele permite a inclusão de várias empresas em um mesmo sistema, concentrando informações e dados, o que facilita o processo de controle e gestão, dinamizando as rotinas.

ERP: o que é?

Antes de apresentarmos quais as vantagens de um sistema multiempresa, é importante entender o que é um sistema ERP.

Enterprise Resource Planning (ERP), traduzido para Planejamento de Recursos Empresariais, trata-se de um sistema de controle e gestão de dados e informações que engloba todos os setores a ações da empresa.

Assim, o sistema ERP agiliza e facilita os processos gerenciais e administrativos, concentrando informações e gerando relatórios completos, perpassando todos os setores da empresa.

Um mito: apenas grandes empresas utilizam o ERP

Pequenas empresas também precisam de controles totais, para obter índices de performance mais significativos e conseguirem crescer com saúde financeira e administrativa. 

Sistema Multiempresa: o que é?

O Sistema ERP Multiempresa é um sistema de controle e gestão empresarial tradicional. Além disso, ele possui uma vantagem incrível: garante informações e dados gerenciais de mais de uma empresa, sem precisar deslogar.

Desse modo, o Sistema ERP Multiempresa permite e assegura a gerencia integrada de diversas empresas ao mesmo tempo.

Essa vantagem concentra informações, facilita a operação e garante relatórios individuais e estratégicos.

Como funciona um Sistema ERP Multiempresa?

O sistema ERP Multiempresa concentra os dados, informações e registros de mais de uma empresa na mesma solução de controle e gestão.

Ou seja, um sistema multiempresa é a solução precisa para gestores interessados em gerenciar dados e informações de diferentes CNPJ’s, no mesmo grupo econômico. 

Através do sistema multiempresa, os decisores podem cadastrar inúmeros CNPJ’s, seja de qualquer segmento ou ramo de atuação, desde comércio até indústria. 

No Software Multiempresa Know How da Principal Software, por exemplo, você pode ter uma empresa cadastrada optante pelo Simples Nacional e outra no Lucro Real. Então, regimes tributários diferentes não serão um problema!

Em síntese, os dados e informações gerenciais preenchidos no seu sistema multiempresa, permitem que sejam gerados relatórios personalizados em um único sistema. Isso ocorre através da integração e automação necessária dos registros administrativos.

Controle de Estoque

O estoque concentra grande parte dos ativos de qualquer empresa, seja ela comércio ou indústria. Por essa razão, é muito importante que esse setor seja plenamente organizado e gerido com precisão.

Portanto, um estoque regido por um sistema integrado, facilita os processos de gestão e dinamiza todos processos, desde controle de quantidades, até estoque mínimo e reposição.

Controle Financeiro

O módulo de controle financeiro é um dos mais importantes para o controlar e gerir suas empresas, pois apresenta os relatórios de fluxo de caixa, faturamento, contas a pagar e a receber e as demais operações financeiras.

Nesse sentido, com um sistema ERP Multiempresa, você conseguirá analisar, apurar e avaliar o fluxo de caixa de cada empresa, comparando e destrinchando quais empresas apresentam melhores índices e as que precisam de mais performance.

Esses dados garantem a precisão necessária para os planejamentos estratégicos afim de potencializar os ganhos, minimizar as perdas e garantir crescimento.

Quais as vantagens de um Sistema Multiempresa?

Ter o controle comercial e industrial de qualquer empresa é um desafio enorme. Controlar e gerir, com a eficiência e precisão necessárias para crescimento econômico, mais de uma empresa ao mesmo tempo é um desafio muito maior.

Um Sistema Multiempresa facilita e dinamiza os processos de controle e gestão de diversas empresas de forma integrada, o que potencializa os resultados e diminui consideravelmente a margem de erro.

Sistema Multiempresa: exemplos imprescindíveis 

Segue agora alguns exemplos onde contar com um sistema de gestão multiempresas é imprescindível.

Franquias:

O franqueador pode determinar que em sua franquia um determinado sistema de controle e gestão seja viabilizado, tendo uma visão ampla dos volumes de compra, venda e transações de cada estabelecimento

O franqueador consegue acesso a todos os dados dos franqueados enquanto cada lojista terá acesso aos seus indicadores individuais.

Grupos Empresariais:

Grupos de empresas podem inserir quantos CNPJ’s forem necessários para o controle total de seus dados e informações, de qualquer natureza administrativa.

Industrias com lojas próprias:

Muitas indústrias optam por terem lojas próprias de venda. E, para esse segmento, contar com um sistema multiempresa é essencial para garantir a qualidade das informações, sistematizando os dados dos diferentes CNPJ’s.

Gestão e Organização de pedidos

O ERP Multiempresas possibilita aos decisores, gestores e empreendedores uma organização completa dos pedidos de venda que são feitos para os CNPJ’s que constam no software.

Com esses pedidos de vendas em mãos, os gestores serão capazes de estabelecer processos mais ágeis e assertivos, como o reabastecimento imediato do estoque, por exemplo.

Essa precisão, alinhada com o ganho de tempo, fará com que sua empresa se torne mais competitiva no mercado. A gestão integrada dos CNPJ’s no ERP Multiempresa garante ao tomador de decisão dados e informações gerenciais que permitirão a análise completa dos pedidos.

Conheça o Know How: Sistema Multiempresa de Controle Comercial e Industrial

O Know How é a solução em software de controle comercial e industrial da Principal Software que vai garantir a você precisão e qualidade de informação para uma gestão eficiente de seu negócio

Além disso, o Know How é um sistema de gestão multiempresa. Ou seja, atende a você que precisa concentrar e reunir mais de um CNPJ no software, garantindo precisão, controle e integração.

Quer saber mais sobre nosso Software de Gestão Comercial e Industrial? Basta clicar aqui!