Software de gestão e sua integração com marketplace: quais são os benefícios?

Atualizado em 05/05/2022
Por Júlia Pimentel

Ter um marketplace integrado com um sistema de gestão é crucial para que essa plataforma gere os resultados desejados para sua empresa, já que a integração com marketplace traz diversos benefícios por automatizar processos internos, como emissão de notas fiscais, controle de estoque e financeiro.

As vendas online, assim como qualquer outra modalidade de comércio, necessita de atenção e controle para que as estratégias estruturadas por sua empresa sejam bem implementadas. E, nesse sentido, os softwares de gestão e sua integração com marketplace podem ajudar.

Como apoio às vendas em marketplace, esses softwares gerenciam os dados e operação das empresas de forma automatizada. Assim, sua integração com marketplace precisa ser feita para facilitar a gestão de seu negócio.

Além disso, com um software de gestão integrado ao marketplace, o processo de vendas será acompanhado do início ao fim. Desse modo, seu time tem o tempo de trabalho otimizado, aumentando a produtividade e reduzindo erros.

O que é marketplace

Marketplace é um espaço online, disponibilizado por uma grande empresa, onde pequenos e médios vendedores conseguem ofertar seus produtos para os consumidores. 

Assim, o marketplace configura um comércio eletrônico no qual as mais diversas empresas podem estar localizadas. Entretanto, é interessante saber qual a diferença entre e-commerce e marketplace para iniciar essa inserção no ambiente de vendas online.

Um dos principais passos para fortalecer sua presença online e aumentar seu volume de vendas é escolher o marketplace ideal para sua empresa. 

Mesmo alguns nomes, como Mercado Livre e Magalu, sendo os mais conhecidos, é importante pesquisar qual se encaixa melhor com seu negócio.

O principal é entender por que sua empresa deve vender no marketplace. Mesmo que pareça um cenário atrativo, definir estratégias e objetivos para as vendas online é crucial para que seu negócio tenha sucesso nesse meio digital.

Marketplaces em que você pode vender

Um ponto muito importante nos marketplaces é sua linguagem voltada para vendas. Além de poder anunciar os produtos de sua empresa, a própria plataforma trabalha de forma a fazer o público consumir mais.

Nesse sentido, uma estratégia muito utilizada pelos marketplaces é o cross selling. Ao entrar na página de determinado produto, outras sugestões aparecem para o consumidor também adquirir.

Por isso a integração com marketplace é importante. Possuindo uma base histórica de vendas, mesmo que ela seja baseada somente no espaço físico de sua empresa, você compreende quais produtos podem ser melhor relacionados no marketplace.

Dentro desse contexto, a integração com marketplace faz com que seu time não perca tempo em demandas complementares ao principal objetivo da empresa privada: vender. 

A utilização de um software de gestão, então, pode ser uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, visto que muitos deles podem não investir nessa tecnologia

Após entender o funcionamento desse ambiente para vendas online, você deve escolher qual mais se adapta à realidade da sua empresa. Confira alguns nomes de destaque:

  1. Amazon;
  2. Americanas;
  3. Submarino;
  4. Magazine Luiza;
  5. Mercado Livre;
  6. Shopee;
  7. Wish;
  8. Ponto Frio.

Existem muitas possibilidades atualmente. E, por esse motivo, você deve entender qual a necessidade de seu negócio e como a integração com marketplace pode te ajudar nessa inserção no meio digital.

Como fazer a integração com marketplace

Para que seu software de gestão possua uma integração com marketplace, é preciso de um simples protocolo que relacione a linguagem dos softwares à linguagem do marketplace. Esse protocolo é denominado API (Interface de Programação de Aplicativos, em português).

Então, a integração com marketplace é feita por meio desse tradutor, o API, que permite que você gerencie as vendas online de seu negócio dentro do software utilizado para a gestão.

Entretanto, saber se seu software é compatível com determinado API para realizar essa integração com marketplace é importante. 

Por isso, adquira um sistema que possibilite essa relação entre plataformas ou descubra se o utilizado atualmente por sua empresa pode ser integrado ao marketplace.

Em alguns casos, também pode ocorrer a integração direta do software com o marketplace, feita pela programação da empresa desenvolvedora do software. 

De qualquer modo, a integração com marketplace é uma forma mais rápida e prática de gerenciar o comércio online realizado por sua empresa. Nesse sentido, essa funcionalidade pode trazer diversos benefícios para sua empresa

5 benefícios de uma integração com marketplace

Essa relação entre software e marketplace possui muitos benefícios para as empresas que aderem à integração. Confira alguns deles:

1. Dados e processos presentes em um só lugar

Como já mencionado anteriormente, com os softwares de gestão, sua empresa consegue criar uma base histórica rica em informações, pois os dados da organização ficam armazenados em um só lugar.

Levando em consideração que o software utilizado por sua empresa está integrado ao marketplace, você consegue gerenciar sua empresa de modo mais prático e eficiente com essa funcionalidade.

Com isso, as estratégias de vendas de seu negócio podem ser melhor desenvolvidas devido a esse controle. Desse modo, a integração com marketplace colabora com a gestão completa de sua empresa.

2. Controle do início ao fim do processo de vendas no marketplace

A partir do primeiro benefício, o software de gestão acompanha as vendas no marketplace de forma completa. Nesse sentido, a integração com marketplace facilita até mesmo a formulação prévia do anúncio de um produto.

Ou seja, com os dados e relatórios disponibilizados pelo software em uso em sua empresa, você consegue identificar aqueles produtos que melhor se encaixam no marketplace.

Seja por serem mais adequados ao comércio eletrônico ou por precisarem ser desafogados do estoque, os produtos vendidos pelo marketplace necessitam de planejamento prévio.

Desse modo, o acompanhamento do início ao fim do processo de vendas no marketplace é realizado pelo sistema a fim de que essas vendas gerem o resultado desejado para seu negócio.

3. Criação de anúncios dentro do próprio software

Imagine que a partir de um produto cadastrado no software de gestão utilizado por sua empresa, você consiga estruturar todo o anúncio relacionado a ele em um marketplace com alguns cliques. Parece bem simples, certo?

E, com a integração com o marketplace, isso é possível. Dependendo de qual API é usado pela empresa que oferta o software ou como eles desenvolveram essa funcionalidade, o processo de montar os anúncios é muito mais prático.

Portanto, além da integração com marketplace servir para planejamento e controle, você também consegue realizar tarefas que normalmente faria na própria plataforma de vendas.

Ou seja, com essa funcionalidade, atividades básicas também são otimizadas para que sua gestão se torne mais eficiente.

4. Emissão automática de notas

Além dos benefícios anteriores, com a integração com marketplace também é possível emitir notas fiscais automaticamente.

Como é necessário que suas vendas sejam registradas para fim de regularização do faturamento, essa automatização serve para facilitar a parte burocrática envolvendo a venda. 

Desse modo, tanto a plataforma de marketplace quanto seu cliente são beneficiados pela otimização desses processos que tendem a prender muito tempo dos colaboradores. 

Com esse benefício, então, as atividades em torno das vendas online são facilitadas ao economizar o tempo de execução e, por conseguinte, otimizar o trabalho dos responsáveis por esse processo em sua empresa.

5. Controle de estoque associado ao marketplace

Por fim, o controle de estoque precisa estar ligado ao marketplace para que sua empresa não seja prejudicada pela incompatibilidade do número de produtos estocados.

Assim, quando alguma venda pelo marketplace é feita, o estoque automaticamente é atualizado, para que você não precise se preocupar com a conferência depois. 

Dito isso, um software de gestão que possui integração com marketplace faz a diferença para as operações de uma empresa. Desde o faturamento até o controle de estoque, essa funcionalidade pode trazer grandes modificações para seu negócio.

Portanto, avalie se adquirir um software de gestão é um investimento condizente com a sua empresa. Faça um levantamento se seu negócio está pronto para a inserção no ambiente virtual e como a integração com marketplace pode ajudá-lo. 

Leve a integração com marketplace até seu negócio

Após esse texto, contratar um software de gestão que atenda a essas demandas do marketplace deve ser uma das prioridades de sua empresa. Assim, o software de Gestão Comercial e Industrial Know How pode te ajudar!

Com ele, será possível montar os anúncios dentro do software, utilizando imagens e criando a descrição de seus produtos, relacionar o estoque de seu negócio aos produtos vendidos e emitir as Notas Fiscais do marketplace automaticamente.

Além disso, ele pode controlar a gestão financeira, o estoque, a produção e o faturamento de sua empresa. E, com apenas alguns cliques, você conseguirá emitir relatórios ricos em informações e de fácil entendimento.

Gostaria de conhecer mais as funcionalidades de nossa solução e sua integração com marketplace? Então, clique aqui e saiba como o Know How pode colaborar com seu negócio.