imagem-software-pequenas-empresas-2

Software de gestão empresarial para pequenas empresas: Por que é tão importante?

Atualizado em 18/02/2021
Por Pedro Mendonça

Software de gestão empresarial para pequenas empresas: Por que é tão importante?

Atualizado em 18/02/2021
Por Pedro Mendonça
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitos pequenos empreendedores ainda acreditam que investir em um software de gestão empresarial para pequenas empresas é um gasto desnecessário, entretanto, para que o negócio cresça e se consolide no mercado de maneira gradativa e contínua, os processos de gestão precisam estar muito bem alinhados desde o início, e um software de gestão empresarial pode ajudar e muito, aumentando a produtividade, competitividade e maximizando os lucros.

Software de Gestão Empresarial: o que proporciona?

Um software de gestão empresarial, que solucione seus desafios diários de gestão, e que potencialize o crescimento da sua empresa, registrando lucros recordes, precisa efetuar o controle preciso dos recursos financeiroscomerciais, de estoque, de vendas, de cobrança e fiscais.

A maioria dos softwares de gestão empresarial apresenta um módulo específico para cada área, o que, na maioria das vezes, pode ser atualizado e personalizado para cada tipo de empreendimento.

Outro ponto importante que um software de gestão empresarial para pequenas empresas precisa fazer é gerar e exportar relatórios de forma clara e organizada. Controle nunca é demais.

Pense bem: enquanto sua empresa ainda é pequena e movimenta um numerário baixo, o controle é mais fácil e mais importante, pois você tem pouca margem de erro.

Dica: não deixe para se preocupar com os controles da sua empresa quando ela crescer. As contas ficam mais difíceis, o tempo mais escasso e você pode registrar desgastes fatais para seu negócio.

Por que é importante uma pequena empresa ter um Sistema de Gestão Empresarial?

Ter como um recurso administrativo e gerencial um sistema de gestão empresarial é importantíssimo para qualquer empresa que tenha como objetivo crescer e registrar lucros.

Dito isso, vamos aos pontos centrais:

Organização:

Um sistema de gestão empresarial é a ferramenta que vai organizar os processos da empresa, proporcionando um panorama mais claro, objetivo e eficiente de todas as áreas do seu empreendimento.

Controle:

Pequenas empresas, muitas vezes, pecam na falta de controle. Por movimentar numerários relativamente baixos e poucos produtos, deixa o controle a desejar, o que pode levar sua empresa a falência.

Por esse motivo, ter o controle total dos processos de entrada e saída é fundamental, desde as movimentações de compra e venda, passando pelo abastecimento do estoque e etc.

Planejamento Estratégico:

Quando você tem em mãos todos os dados necessários sob controle, para fazer as análises gerenciais, com objetivo de traçar o próximo planejamento estratégico, os dados organizados e sistematizados possibilitarão a precisão necessária para cortar gastos desnecessários e investir capital onde a empresa precisa, diminuindo custos e aumentando os resultados.

Ganho de Produtividade e Performance

Ter um sistema de gestão empresarial como ferramenta gerencial, proporciona ganhos de produtividade e performance, que são indicadores essenciais para qualquer empresa que busca registrar crescimentos contínuos.

Um software de gestão permite concentrar informações gerais, e isso economiza muito tempo.

Os decisores terem em mãos dados personalizados e relatórios detalhados facilita, e muito, nas tomadas de decisão estratégicas de crescimento. Ao mesmo tempo em que facilita o dia-a-dia dos colaboradores ao terem um sistema só para alimentar com os dados de rotina.

Lembrando que se a sua empresa é pequena, esse ganho de tempo é tão importante quanto em uma corporação grande.

Sistema de Gestão Empresarial e a Armazenagem de Dados

Como dito anteriormente, o sistema de gestão empresarial é um software que organiza dados, apresenta o controle das operações e ainda proporciona relatórios estratégicos de análise.

Entretanto, é necessário atenção em um ponto: armazenagem de dados. É interessante que você opte por um sistema que tenha uma boa capacidade de armazenagem e que faça backup’s periódicos, para que sua empresa não fique refém de perda de dados por inúmeras razões.

Outro ponto importante, é a possibilidade de integrar e efetuar esses backup’s na nuvem, ou seja, em espaços online de armazenagem, que podem ser acessados por um login e senha.

Muitas empresas registram prejuízos severos ao optarem por armazenar seus dados apenas nos computadores corporativos, o que deixa esse salvamento extremamente frágil, podendo ocorrer perda de dados por uma falta de luz repentina, por exemplo.

Faça backup’s periódicos, tanto nos computadores como na nuvem!

Sistema de Gestão Empresarial: qual solução escolher?

Agora que você entendeu a importância de contar com um sistema de gestão empresarial para a sua empresa, está na hora de definir qual solução irá te atender.

Esse mercado, atualmente, é muito concorrido. O que isso significa? Isso significa que existem diversas empresas oferecendo diversas soluções em sistemas de gestão empresarial.

Por esse motivo, é importante que você faça uma pesquisa e avalie qual solução irá atender as necessidades do seu negócio.

Dica: conheça o Software de Gestão Empresarial, Comercial e Financeira Know How!

Para te ajudar nessa decisão tão importante, eu separei alguns tópicos que serão fundamentais para balizar a sua tomada de decisão.

As suas necessidades com o Sistema

Você precisa escolher um sistema que supra todas as suas necessidades no que tange automação, controle, organização e armazenagem. Quais são as necessidades que sua empresa apresenta nesse momento? O sistema que pretende contratar vai suprir sua necessidade com eficiência?

Reputação desse Sistema no Mercado

Contratar um sistema de gestão empresarial é uma movimentação muito importante: envolve todos os processos e dados da empresa. Então, nessa decisão você não pode errar.

E uma das maneiras mais eficazes de não optar por uma solução que não irá resolver suas demandas é analisando a reputação da solução no mercado.

Implementação

Antes de assinar a contratação do seu sistema de gestão empresarial, é importante que você saiba como será a implementação dele em sua empresa.

Essa implementação será presencial? Será remota? Quando tempo leva? Essas perguntas precisam ser respondidas com clareza, pois podem influenciar na sua decisão final.

Evite Avareza

É isso mesmo que você leu. Optar apenas pelo preço mais baixo pode significar prejuízos a curto, médio e longo prazo.

Busque por uma solução que atenda as necessidades da sua empresa e tenha em mente que optar por um sistema de gestão empresarial eficiente é um dos maiores e melhores investimentos que você pode fazer.

Qual Fornecedora Escolher?

Como dito anteriormente, muitas empresas atuam hoje no mercado, fornecendo esse tipo de solução para outras corporações que desejam crescimento, com organização e saúde financeira.

Assim, é muito importante que você analise com bastante critério qual empresa irá confiar para proporcionar essa solução ao seu negócio.

Para te ajudar nessa decisão, vou apresentar alguns pontos que você deve levar em consideração para optar pela fornecedora que irá te apresentar soluções, e não mais dor de cabeça.

Qual a reputação dessa empresa no mercado?

Ter esse dado em mão é primordial. Não contrate um sistema de gestão empresarial sem conhecer a reputação da fornecedora no mercado.

Busque por informação, pesquise, analise os cases que essa fornecedora apresenta.

Essa informação é uma das mais importantes.

Como é o Suporte:

Entender como funcionará a dinâmica do seu atendimento, quando for necessário, é um dado crucial.

  • Quais dias da semana o suporte atua?
  • Quantas horas por dia o serviço fica à disposição?
  • O suporte terá um prazo fixo de tempo para o atendimento?
  • O suporte será imediato?
  • Será via acesso remoto?
  • Será presencial?

Todos esses elementos devem ser levados em consideração para a sua decisão. Pense bem: uma hora ou outra, você precisará desse apoio. Então, contar com um suporte competente e rápido é fundamental.

Agora é com você!

Se você chegou até aqui, é porque entendeu a importância de contar com um sistema de gestão empresarial para gerir e concentrar os dados da sua empresa!

Tenho um convite para você: clique aqui e conheça mais sobre o Know How, o Sistema de Gestão Empresarial da Principal Tecnologia. Temos a ferramenta certa para solucionar todos os seus problemas.

Por fim, reforço: tenha um sistema de gestão empresarial como ferramenta gerencial e tenha uma nova experiência em gestão, controle e crescimento no mercado.

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Software de gestão empresarial para pequenas empresas: Por que é tão importante?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento
Share This