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VENDAS ONLINE: COMO MANTER O FATURAMENTO EM MEIO À CRISE! (Muitas empresas estão recorrendo à internet!)

Atualizado em 22/01/2021
Por Pedro Mendonça

VENDAS ONLINE: COMO MANTER O FATURAMENTO EM MEIO À CRISE! (Muitas empresas estão recorrendo à internet!)

Atualizado em 22/01/2021
Por Pedro Mendonça
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Nesse artigo você irá descobrir como é possível manter seu faturamento, mesmo em meio à crise econômica ocasionada pela disseminação mundial do novo Coronavírus (COVID 19), entendendo a força do e-commerce e os novos hábitos dos consumidores.

CRISE ECONÔMICA

Como dito anteriormente, a disseminação do novo Coronavírus (COVID 19) causou uma crise enorme em todos os setores da economia brasileira. Entretanto, foram os pequenos micro empreendedores que registraram os maiores prejuízos.

O isolamento social (medida de contenção frente a disseminação do vírus), obrigou – e ainda obriga – diversas empresas a fecharem suas portas por períodos determinados de tempo.

Esse fechamento repentino fez com que empresas já estabelecidas no mercado, registrassem prejuízos severos e quedas exponenciais no faturamento.

NOVOS HÁBITOS DO CONSUMIDOR

Durante a pandemia, muitos consumidores deixaram de ir até as ruas efetuarem suas compras, o que impactou diretamente o faturamento do comércio e da indústria.

Essa situação se deu por duas razões principais:

Medidas restritivas de funcionamento dos serviços não essenciais;

Medo de contaminação.

Diante esse cenário, os consumidores optaram por mudanças em seus hábitos de consumo, e a principal alteração foi: efetuar suas compras pelo espaço virtual, recebendo o produto em casa. Sem nenhum esforço e reduzindo drasticamente a chance de contaminação.

É certo que o momento de pandemia não inaugurou as vendas online, uma vez que diversas empresas – tanto nacionais, quanto internacionais – já lucravam alto com as plataformas e ferramentas digitais.

Entretanto, o resultado da equação medo de contaminação + restrição de funcionamento potencializou as vendas online. Inclusive dentre os consumidores mais receosos às vendas pelo e-commerce.

COMO VENDER DE PORTAS FECHADAS

Muitas empresas no Brasil não tem uma alternativa viável de venda que substitua as portas abertas ao público. Esse foi um fator crucial para o insucesso de diversos empreendimentos no mercado nacional nesse período.

Como dito anteriormente, a pandemia do novo Coronavírus potencializou o e-commerce, através dos novos hábitos dos consumidores.

As plataformas de vendas online passaram a ocupar um lugar central no faturamento das empresas, sendo responsáveis por manter o negócio vivo e, em alguns casos, até registrar faturamentos mais expressivos.

NÃO DESCUIDE DO SEU ESTOQUE

Para aumentar seu faturamento durante a crise vendendo online, será preciso uma atenção especial ao seu controle de estoque, e isso tem uma razão clara: o meio digital permite que você alcance uma quantidade muito maior de leads, ou seja, de clientes em potencial.

Assim, se você está acostumado a operar com uma quantidade X de estocagem, saiba que esse valor pode sofrer alterações.

Na melhor das hipóteses, depois de construir uma presença virtual vendedora, a sua média de estoque pode ficar abaixo da demanda tradicional.

Aqui vai uma dica valiosa: o Auditor Online do Estoque é um software de auditoria de estoque que apresenta, sem digitação, 9 indicadores estratégicos que apoiam uma gestão eficiente na redução dos investimentos e maximização dos resultados econômicos.

Saiba mais sobre o Auditor Online do Estoque clicando aqui.

5 FATORES ESSENCIAIS PARA VENDER PELA INTERNET:

Alguns pontos são essenciais para você registrar um aumento de faturamento através do e-commerce. São eles:

Atenção ao cliente:

Você precisa entender quem são seus potenciais clientes, onde estão e por conseguinte: como agem, procuram e compram na internet.

Presença em todas as plataformas:

As redes sociais deixaram de ser plataformas onde as pessoas apenas compartilhavam eventos sociais e tornaram-se máquinas poderosas de venda.

Isso significa que ter uma presença digital intensa e assertiva, em todas as redes que seus potenciais clientes acessam, será essencial paras suas vendas e, consequentemente, para aumentar seu faturamento.

Comunicação com os clientes:

A comunicação precisa ser bastante clara e adequada a sua persona. Parece besteira, mas não é. Um exemplo: como seus clientes comprarão de você utilizando as plataformas digitais, se não foi informado que suas redes vendem?

Explore canais de vendas:

A ferramenta mais utilizada continua sendo o telefone. Você precisa garantir um atendimento telefônico rápido.

Entretanto, as mídias sociais apresentam aos consumidores outras possibilidades de contato, como mensagens diretas, via redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e etc).

Responder com velocidade as mensagens diretas, zerando qualquer dúvida referente à disponibilidade, preço e entrega, pode ser o diferencial que fará com que o consumidor compre o seu produto e não o do concorrente.

Além do último fator: muitos jovens estão comprando, diariamente, nas plataformas digitais. E, para esse público, fazer uma ligação telefônica é algo muito atrasado…

Crie uma estrutura de vendas online:

e-commerce veio para ficar. Decisores de todos os ramos e nichos já entenderam a nova dinâmica do mercado.

Ter uma estrutura de vendas online irá facilitar muito as ações do dia-a-dia da sua empresa e registrarão lucros recordes.

Uma estrutura de vendas online percorre todas as áreas da sua atuação, desde o controle efetivo dos seus materiais em estoque, possuir várias redes digitais em pleno funcionamento até um treinamento para abordagens online efetivas (conversões no 1×1, ações de marketing planejadas e etc.).

Os empreendedores que não começarem a cria sua estrutura agora, irão experimentar uma desvantagem comercial significativa.

INVISTA NA PRESENÇA DIGITAL DA SUA EMPRESA

Se você chegou até aqui, é sinal de que está realmente interessado em aumentar seu faturamento através do e-commerce, e esse é o primeiro passo para uma jornada de sucesso.

Não esqueça: construa uma presença digital vendedora e atente-se especialmente ao seu controle de estoque!

Pedro Mendonça, aqui no Blog.

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