pix

Você conhece o Pix?

Atualizado em 09/12/2020
Por Principalx

Você conhece o Pix?

Atualizado em 09/12/2020
Por Principalx
Junte-se a milhares de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Entrou em vigência, no dia 16 de novembro, um novo método para fazer transferências e pagamentos em poucos segundos através de uma chave virtual. Isso mesmo! Para isso, o usuário precisa realizar o procedimento através do próprio aplicativo da instituição bancária, garantindo assim agilidade e facilidade na hora de fazer o pagamento.

O Pix é um meio eletrônico, extremamente seguro, que garante que o dinheiro caia na conta da pessoa muito mais rápido. Com o intuito de ser barato e moderno, as chaves instantâneas estão ganhando os usuários pela agilidade e rapidez. Por isso, confira a seguir mais informações sobre essa novidade:

O que é o Pix?

O Pix foi lançado, oficialmente, no dia 5 de outubro com o intuito de facilitar os pagamentos. Diferente do TED e DOC, as chaves do Pix realizam o pagamento de forma instantânea, dentro de 10 segundos. Além de fazer transferências, com o Pix também será possível fazer pagamentos em estabelecimentos que utilizam esse procedimento. Além de utilizar também no entre entes governamentais, no caso de impostos e taxas

Outra novidade, é que os usuários também podem fazer pagamentos aos finais de semana e em qualquer hora do dia. O Pix faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), que foi estabelecido pelo comunicado nº 32.927, de 21 de dezembro de de 2018 do Banco Central do Brasil (BACEN) e depois atualizado pelo comunicado n° 34.085 de 28 de agosto de 2019.

Como usar?

Para começar a usar o Pix, não precisa de nenhum cadastro e nem registro. As pessoas precisam ter uma conta transacional (corrente, poupança ou de pagamento) em um prestador de serviços financeiros. Basta utilizar o aplicativo do banco/instituição financeira de seu gosto e realizar esse procedimento. Após identificar esse método, você precisa criar a sua chave Pix (ela representa o endereço da sua conta). A pessoa ou empresa precisa usar uma das quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória. Com o Pix, não é necessário saber onde a outra pessoa tem conta. Você realiza a transferência a partir, por exemplo, de um telefone na sua lista de contatos, usando a Chave Pix

Quais são as características do Pix?

  • Rapidez: Os recursos são disponibilizados ao recebedor em tempo real.
  • Segurança: Os mecanismos usados durante a transação online são seguros e com garantia de recebimento.
  • Barato: Esse procedimento é gratuito, tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas.
  • Disponibilidade: Pagamentos podem ser feitos 24 horas por dia, sete dias da semana e em feriados.
  • Integração: O procedimento facilita a automação dos processos de pagamento e garante fluidez nas transferências.
  • Abertura: Este procedimento pode ser feito entre diferentes bancos sem taxas ou cobranças externas.

Há limite no valor das transações?

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Mas, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor. Por isso, é importante consultar o aplicativo antes de realizar a transferência.

O Pix é seguro?

Um dos viés da criação do Pix foi a necessidade de segurança entre os recebedores e pagadores, para isso todo o mecanismo usado durante a transferência garante proteção ao usuário. Segundo o Banco Central, todas as transações ocorrem por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet. Além disso, no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), componente que armazena as informações das chaves Pix, as informações dos usuários também são criptografadas e existem mecanismos de proteção que impedem varreduras das informações pessoais, além de indicadores que auxiliam os participantes do ecossistema na prevenção contra fraudes e lavagem de dinheiro.

Além disso, entre os pilares deste novo mecanismo de pagamento está a disponibilidade, confidencialidade, integridade e autenticidade. Deixando claro, assim, a garantia de controle das informações de cada pessoa.

Há tarifas para usar o Pix?

As pessoas físicas são isentas de cobrança de tarifas para fazer e realizar um Pix. Há apenas duas situações em que as pessoas físicas poderão ser tarifadas:

  • Ao fazer um Pix: quando utilizado canal de atendimento presencial ou pessoal da instituição, inclusive por telefone, quando estiverem disponíveis meios eletrônico;
  • Ao receber um Pix: no caso de finalidade de compra, em contrapartida a atividades comerciais, a exemplo de vendedores pessoas físicas que recebem Pix em contrapartida à venda do produto ou serviço.

No Pix, aplica-se aos microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais as mesmas regras de pessoas físicas. Já para a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), são aplicadas as regras de pessoa jurídica. Nesse caso, a instituição detentora da conta do cliente pode cobrar tarifa em decorrência de envio e de recebimento de recursos, com as finalidades de transferência e de compra.

Inovação e rapidez

Em resumo, o Pix veio para agilizar os procedimentos referentes à transferência e pagamentos. Com um mundo cada vez mais tecnológico, existiu a necessidade de propor medidas que sejam práticas para a sociedade. Nesse sentido, o Pix surge com o objetivo de facilitar os processos e agilizar a troca de pagamentos entre as pessoas. Esse processo é garantia de sucesso entre empreendedores, estudantes, empresários e todas as pessoas que tem uma rotina corrida e que precisa de rapidez no processo financeiro.

Principalx, aqui no Blog.
Há mais de 25 anos, a Principal Software produz soluções em Sistemas de Gestão Comercial e Industrial, de forma prática e fácil de usar!

O que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários sua opinião sobre: Você conhece o Pix?.


0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Soluções para gestão e automação comercial para organizar as rotinas de faturamento